Itaipu Itaipu Itaipu
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
21°C
Londrina, PR
Portal Verdade
  • Trabalho
  • Política
  • Economia
  • Cidade
  • Colunistas
  • Educação
  • Cultura
  • Mundo
  • Saúde
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Trabalho
  • Política
  • Economia
  • Cidade
  • Colunistas
  • Educação
  • Cultura
  • Mundo
  • Saúde
  • Podcasts
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Portal Verdade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home EVENTO

22ª Jornada Agroecologia PR: Makota Celinha, Leonardo Boff e Stédile confirmados

31 de julho de 2025
em EVENTO, Últimas Notícias
22ª Jornada Agroecologia PR: Makota Celinha, Leonardo Boff e Stédile confirmados

Divulgação

Curitiba recebe, de 6 a 10 de agosto de 2025, a 22ª Jornada de Agroecologia do Paraná, um dos maiores eventos do tema no país. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no campus Politécnico da UFPR e reunirá agricultores, indígenas, quilombolas, pesquisadores e movimentos sociais em debates sobre alternativas à crise climática.

A programação da Jornada tem início na manhã do dia 6 de agosto, com a Marcha por Terra, Teto e Agroecologia. A concentração do ato inicia a às 9h, na Praça Santos Andrade e a marcha seguirá em caminhada até a Assembleia Legislativa do Paraná, onde haverá uma audiência pública no final da manhã.

Entre os destaques da programação estão as conferências com o teólogo Leonardo Boff; João Pedro Stédile, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Makota Celinha, coordenadora do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (Cenarab); Auricélia Arapiuns, presidente do Conselho Deliberativo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); o geógrafo Andrei Cornettae; a professora e pesquisadora Larissa Bombardi, entre outros convidados/as.

Também integram a agenda apresentações musicais e culturais com artistas como Ivan Vilela, Antonio Gringo, Cacique e Pajé, Janine Mathias, Yago O’Próprio, Dow Raiz, Bloco Afro Pretinhosidade e Roda de Samba da Resistência. A tradicional Feira da Agrobiodiversidade e a Culinária da Terra estarão abertas ao público durante todo o evento.

A 22ª edição da Jornada ocorre no mesmo ano da Cúpula dos Povos, marcada para novembro em Belém (PA), evento que reunirá mais de 400 movimentos sociais paralelamente à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). A Jornada pretende fortalecer os debates sobre alternativas populares diante da emergência climática e denunciar os impactos do agronegócio sobre a vida dos povos e do planeta.

Feira da Agrobiodiversidade


A Feira da Agrobiodiversidade já é espaço tradicional na Jornada, e deve reunir cerca de 100 empreendimentos da agroecologia, da economia solidária e da reforma agrária de várias partes do estado e também de outros estados, no pátio do campus Politécnico.

Reconhecida como uma das maiores mostras da produção popular do Paraná, a feira reúne alimentos agroecológicos, sementes, cosméticos naturais, produtos de saúde e higiene, além de materiais dos movimentos sociais, como camisetas e bonés. Também estarão presentes artesãos e artesãs da capital, do interior e de povos indígenas, com uma diversidade de itens que inclui biojoias, acessórios, artes gráficas e produtos para casa, refletindo a diversidade de saberes e práticas que compõem o projeto da agroecologia.

Sementes crioulas. Foto: Murilo Pilatti / MST | Foto: Murilo Pilatti / MST

COPACON – Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista.
Foto: Rayane Costa / CEFURIA | Foto: Rayane Costa / CEFURIA
Conferências, seminários e oficinas


As conferências da 22ª Jornada de Agroecologia abordarão temas como os impactos do agronegócio ao meio ambiente, a segurança alimentar, alternativas populares diante da crise climática e a construção de um projeto popular para o Brasil. Estão confirmadas participações como a do geógrafo Andrei Cornetta, que discutirá a estratégia de destruição capitalista promovida pelo agronegócio, da liderança indígena Auricélia Arapiuns, do teólogo Leonardo Boff e de João Pedro Stédile, do MST, em debate sobre a Casa Comum e os caminhos para um modelo de país baseado na soberania alimentar e na justiça social.

Além das conferências, a programação inclui seminários temáticos e oficinas práticas com foco em agroecologia, saúde coletiva, produção sustentável, cultura popular e comunicação. Serão espaços de troca de experiências, formação política e aprofundamento técnico, articulando conhecimento científico e saberes dos territórios.

Programação cultural


A Jornada de Agroecologia também é um espaço de celebração e expressão cultural. Durante todos os dias do evento, apresentações musicais, intervenções artísticas e atividades culturais fortalecem o diálogo entre arte, território e resistência.

A programação inclui nomes como Ivan Vilela, Pereira da Viola, Cacique e Pajé, Yago O’Próprio, Janine Mathias e a Roda de Samba da Resistência. Também estão previstas apresentações da Orquestra Camponesa, do Bloco Afro Pretinhosidade e dos grupos União de Maricá e Lona Preta. As atividades ocorrem ao longo do dia e à noite, integrando o cotidiano da Jornada com diferentes linguagens artísticas.

Para a organização da Jornada, a arte é entendida como parte da luta pela terra, pela agroecologia e pela justiça social ocupando lugar central na programação. Música, teatro, blocos de rua, poesia e performance compõem uma jornada que também se faz com cultura.

Túnel do Tempo


Outro espaço que já é marca da Jornada de Agroecologia é o Túnel do Tempo, uma experiência imersiva e formativa, que resgata a memória viva da luta pela terra, da organização popular e da construção da agroecologia no Brasil.

Nesta edição, o Túnel estará aberto à visitação entre os dias 07, 08 e 09 de agosto, das 9h às 18h, no Hall Poty Lazzarotto – Prédio da Administração do Campus Politécnico da UFPR. Para agendar visitas escolares ou para tirar dúvidas, escreva para jornadadeagroecologia@gmail.com.

Dia de campo sobre mecanização e bioinsumos na agroecologia
Além das atividades na capital, está previsto um dia de campo no Assentamento Contestado, na Lapa/PR, com intercâmbio de experiências e exposição de tecnologias agroecológicas desenvolvidas por meio da Cooperação Brasil-China. A ação será ao longo de todo o dia 8 de agosto, sexta-feira, e terá conferências sobre mecanização e produção de bioinsumos para ampliação da agroecologia.

Haverá a demonstrações simultâneas de máquinas agrícolas para fruticultura, com equipamentos para manejo em sistemas agroflorestais; Bioinsumos, com destaque para a aplicação via drone; Olericultura – semeadora de hortaliças e transplantadora de mudas; Sistema de Plantio Direto de Hortaliças; e máquinas voltadas à mecanização de culturas anuais.

Também será realizado um circuito de visitação ao assentamento Contestado, que passará pela Escola Latino Americana de Agroecologia Ana Maria Primavesi, pela Unidade Básica de Saúde e horto medicinal Chica Pelega, e pela Cooperativa 100% agroecológica Terra Livre.

A atividade será voltada a camponeses/as participantes da Jornada, com inscrição prévia.

Dona Francisca do coletivo de artesãs indígenas Jamamadi
Foto: Rayane Costa / CEFURIA
Sobre a Jornada da Agroecologia


A Jornada de Agroecologia é realizada por uma articulação de mais de 60 organizações sociais, movimentos populares, coletivos e instituições de ensino. Reunindo conferências, seminários, oficinas, feiras e intervenções artísticas, o evento busca apresentar à sociedade a agroecologia como alternativa ao modelo do agronegócio, com foco na produção de alimentos saudáveis, na justiça social e no enfrentamento da crise ambiental e climática.

Desde 2018, o evento é realizado em espaços da Universidade Federal do Paraná, que neste ano volta a receber a Jornada em seu Campus Centro Politécnico. Esta será a sexta vez que a UFPR sedia o encontro em Curitiba.

Serviço
Confira aqui a programação prévia aqui
22ª Jornada de Agroecologia
Data: 6 a 10 de agosto de 2025
Local: Universidade Federal do Paraná – Campus Politécnico – Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba (PR).
Entrada gratuita
Mais informações: https://jornadadeagroecologia.org.br/

Fonte: Brasil de Fato/PR

Reproduções Portal Verdade
Website |  + postsBio
  • Reproduções Portal Verdade
    https://portalverdade.com.br/author/redator/
    Londrina: Sindicato elege representantes de base do BB e delegados sindicais da Caixa
  • Reproduções Portal Verdade
    https://portalverdade.com.br/author/redator/
    Tribunal julga ilegal e abusiva prática adotada nos colégios cívico-militares de Ratinho Júnior
  • Reproduções Portal Verdade
    https://portalverdade.com.br/author/redator/
    Justiça determina que UEL permita que imigrantes disputem vagas para negros em concurso
  • Reproduções Portal Verdade
    https://portalverdade.com.br/author/redator/
    Aldeia do Apucaraninha sofre com problemas no abastecimento de água há dois meses

Compartilhe esta matéria:

  • Publicar
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: AgroecologiaJornadaMST
Publicação anterior

Tesouro dos EUA procura Haddad para agendar reunião sobre tarifaço

Próxima Publicação

Usina Cultural oferece oficinas de formação de gestor cultural comunitário

Outras Publicações

OAB-PR aprova ADI contra lei que restringe presença de crianças em Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Londrina
LONDRINA

OAB-PR aprova ADI contra lei que restringe presença de crianças em Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Londrina

13 de novembro de 2025
TRABALHO

Londrina: Sindicato elege representantes de base do BB e delegados sindicais da Caixa

13 de novembro de 2025
Tribunal julga ilegal e abusiva prática adotada nos colégios cívico-militares de Ratinho Júnior
EDUCAÇÃO

Tribunal julga ilegal e abusiva prática adotada nos colégios cívico-militares de Ratinho Júnior

13 de novembro de 2025
Londrina sedia Marcha em Defesa da Política de Assistência Social neste sábado (15)
LONDRINA

Londrina sedia Marcha em Defesa da Política de Assistência Social neste sábado (15)

13 de novembro de 2025
Na ALEP, audiência discute orçamento de 2026; FES cobra inclusão da data-base 
TRABALHO

Na ALEP, audiência discute orçamento de 2026; FES cobra inclusão da data-base 

13 de novembro de 2025
Justiça determina que UEL permita que imigrantes disputem vagas para negros em concurso
TRABALHO

Justiça determina que UEL permita que imigrantes disputem vagas para negros em concurso

13 de novembro de 2025
Próxima Publicação
Usina Cultural oferece oficinas de formação de gestor cultural comunitário

Usina Cultural oferece oficinas de formação de gestor cultural comunitário

Servidores pressionam deputados a retirar apoio à PEC da Reforma Administrativa

Servidores pressionam deputados a retirar apoio à PEC da Reforma Administrativa

VEJA AQUI

Verdade Pod #05
COM A COMISSÃO DA VERDADE UEL

Da Semana

OAB-PR aprova ADI contra lei que restringe presença de crianças em Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Londrina

OAB-PR aprova ADI contra lei que restringe presença de crianças em Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Londrina

13 de novembro de 2025

Londrina: Sindicato elege representantes de base do BB e delegados sindicais da Caixa

13 de novembro de 2025
  • Home
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Sindicatos Parceiros

© 2024 Portal Verdade. Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Trabalho
  • Política
  • Economia
  • Cidade
  • Colunistas
  • Educação
  • Cultura
  • Mundo
  • Saúde
  • Podcasts
  • Vídeos

© 2024 Portal Verdade. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

 

Carregando comentários...
 

    %d