Programa busca educadores para atuarem em escolas públicas de Londrina; inscrições vão até 31 de maio
O Cursinho Práxis Itinerante está com inscrições abertas para novos instrutores. O programa vinculado ao departamento de Ciências Sociais da UEL (Universidade de Estadual de Londrina), visa ampliar o acesso ao ensino superior, incentivando estudantes e egressos de escolas públicas a prestarem o vestibular.
Através da iniciativa são realizadas uma série de ações, principalmente, nas regiões periféricas da cidade. A intenção é descentralizar e universalizar os espaços de formação.
Os interessados devem realizar a inscrição até 31 de maio, por meio de link disponibilizado no Instagram do Práxis. Não há cobrança de taxa.
“Os educadores do Cursinho podem ser tanto graduandos ou colaboradores externos a universidade, basta se inscrever e dominar algumas das seguintes áreas de conhecimento: Matemática, Português, Artes, Física, Química, Biologia, História, Filosofia, Sociologia, Redação, Literatura, Geografia, Inglês e Espanhol, todas as matérias cobradas no vestibular da UEL e no ENEM”, aponta Maíra Mascarenhas, cientista social e integrante do Cursinho.
Após o preenchimento do formulário de inscrição, a equipe do Práxis entrará em contato com o candidato para uma entrevista. A previsão para o início das atividades é dia 2 de junho.
Os instrutores irão atuar nas atividades desenvolvidas durante o período noturno, das 19h às 22h30, no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, localizado na região Sul de Londrina ou no Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa, na região Norte.
A participação é voluntária e não remunerada, mas há a possibilidade do recebimento de horas de extensão para os estudantes da UEL.
O Cursinho
Conforme informações do site institucional, o Práxis procura incentivar o protagonismo juvenil e a inserção no mercado de formal de trabalho e de maneira qualificada.
As ações do programa ocorrem no Colégio Estadual Albino Feijó desde setembro de 2023. Conforme informado pelo Portal Verdade, neste último ano, o Práxis colaborou com a aprovação de 10 estudantes em cursos variados como, Pedagogia, Ciências Sociais, Engenharia Elétrica, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, entre outros.
“O Cursinho é gratuito, o estudante não é cobrado no ato da inscrição nem pelo material que recebe online. Inclusive, esse material é fornecido através da parceria com o Curso Especial Pré-Vestibular da UEL (CEPV-UEL), sendo o mesmo material utilizado por eles”, acrescenta Maíra.
Inscrições para estudantes
Os estudantes que desejam fazer o cursinho no Colégio Estadual Albino Feijó, devem realizar as inscrições presencialmente no local, do dia 26 ao dia 28 de maio.
As inscrições para estudantes no Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa ainda não estão abertas.
Serviço
Seleção instrutores Cursinho Práxis Itinerante
Quem pode se inscrever: estudantes da UEL ou voluntários externos com domínio em disciplinas do ensino médio
Período: Até 31 de maio
Como se inscrever: Através do link disponível no Instagram @praxisitinerante
Início das atividades: 2 de junho
Locais de atuação: Colégio Estadual Albino Feijó Sanches (Zona Sul) ou Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa (Zona Norte)
Horário: 19h às 22h30
Remuneração: Voluntário, com possibilidade de horas de extensão para alunos da UEL
Matéria da estagiária Laís Amábile sob supervisão.