Projetos receberão apoio financeiro e técnico para ampliação das atividades
O Cursinho Pré-Vestibular Comunitário Vista Bela, criado em 2018 pelo Conexões Londrina, foi selecionado para compor a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), do Ministério da Educação (MEC).
Lançado em março deste ano pelo governo federal, o projeto tem como objetivo ampliar, por meio do apoio financeiro e técnico, o acesso ao ensino superior de estudantes de escolas públicas com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo, indígenas, pessoas com deficiência, negros e quilombolas, principalmente, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As primeiras atividades do Cursinho Vista Bela foram possibilitadas através de uma de uma parceria com o programa de extensão Práxis Itinerante da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Já em 2019, o Cursinho contou com o suporte do projeto Engenharia Solidária da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Foi formada uma equipe de voluntários, incluindo professores, sendo que boa parte permanece até hoje.
Lua Gomes, fundadora do Conexões Londrina, comenta que para a oferta das atividades é necessário o envolvimento de toda a comunidade, desde estudantes, professores e equipe em geral.
Todos os anos o Cursinho abre em média quarenta vagas para estudantes, sendo que no ano de 2024 houve um aumento no número de inscritos, com 55 interessados.
Lua, ainda aponta, quais os impactos da criação de uma Rede Nacional de apoio aos cursinhos populares.
“Ela [Rede Nacional de Cursinhos Populares] impacta e atravessa não só a formação das pessoas que estão no nosso Cursinho, mas também na qualidade e na possibilidade de acesso e inserção no ensino superior por pessoas que estão compondo uma vida e um espaço periférico, de fato”, salienta.
Segundo ela, o apoio da Rede Nacional de Cursinhos Populares fortalecerá a emancipação, por meio da educação, das camadas mais vulnerabilizadas da sociedade.
“O incentivo a permanência desses estudantes do cursinho com a bolsa de estudo, o fomento financeiro que nos fortalece, no sentido de manter os voluntários em condições mínimas de atuação”, complementa.
As inscrições para a nova turma estão abertas (saiba mais aqui). As aulas começam em julho, com atividades semi-intensivas, contando com programações diárias.
Os estudantes que ingressarem nos cursinhos populares integrantes da CPOP, poderão receber auxílio mensal de R$ 200 pelo período de seis meses.
Também será ofertado auxílio financeiro para a contratação de professores e coordenadores, além de R$ 6 mil para que os cursinhos populares desenvolvam suas atividades técnicas e administrativas, contando com materiais pedagógicos gratuitos para os docentes e estudantes.
Acompanhe os principais objetivos do programa abaixo:
- Fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários;
- Elaborar orientações focadas no Enem para a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede;
- Preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso ao ensino superior, principalmente de pessoas negras e indígenas;
- Contribuir para retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023;
- Contribuir para ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.
Matéria da estagiária Luana Farias sob supervisão.