Projeto é uma parceria entre PET-Saúde, sindicatos, conselhos e coletivos
Nesta quarta-feira (8) a partir das 19h na sede do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região (Rua Rio de Janeiro, nº 854, Centro) ocorre nova sessão do Curta Equidade.
Nesta edição, será exibido o curta-metragem “Não quero voltar sozinho”. Lançando em 2010, o filme dirigido por dirigido por Daniel Ribeiro conta a história de Leonardo, um adolescente com deficiência visual que está descobrindo sua sexualidade e se apaixona por seu novo colega de classe.
A escolha da temática faz referência a 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental e busca conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental.
“O projeto Curta Equidade tem como grande motivação a necessidade de nos encontrarmos com periodicidade para debatermos temas relacionados à equidade, justiça social e direitos humanos a partir de filmes curtos e densos”, explica Marselle Nobre de Carvalho, docente do Departamento de Saúde Coletiva e coordenadora do PET-Saúde Equidade (Projeto de Educação pelo Trabalho da Saúde).
De acordo com a docente, a escolha do cinema visa sensibilizar a reflexão sobre temas sensíveis e urgentes como o adoecimento mental.
“O cinema nos ajuda a chegar a dimensões profundas do pensamento de forma muito simples e complexa ao mesmo tempo”, diz.
Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sofram com transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
Além do PET-Saúde e Sindicatos dos Bancários, compõem a organização o SindSaúde-PR (Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público da Saúde e da Previdência do Estado do Paraná), Conselho Municipal de Saúde, Programa Agentes Educação Popular de Saúde, ANEPS-PR (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde – Núcleo Paraná e AUETO (Associação dos Adeptos e Praticantes das Culturas e Religiões de Matrizes Africanas).
Após a exibição do filme haverá debate. Os participantes irão expor dados, vivências e propor caminhos para a promoção do cuidado à saúde mental.
Os encontros do Curta Equidade são mensais. O próximo está previsto para dezembro. A escolha dos filmes é realizada pelo grupo de curadores, composto por representantes das entidades organizadoras. A mediação é coletiva.
Serviço:
Curta Equidade apresenta “Não quero voltar sozinho”
Data: 8 de outubro
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Bancários de Londrina e Região (Rua Rio de Janeiro, nº 854, Centro)
Entrada: Gratuita

Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.














