PARANÁÚltimas Notícias

Licença maternidade e saúde mental; Bancários do Paraná levantam pautas trabalhistas para Campanha Nacional de junho

Encerrada no último domingo, dia 5, a 26ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná foi realizada em Londrina sob o tema “Quem luta junto conquista mais”. O evento reuniu 175 delegadas e delegados de todo o estado, marcando uma etapa importante na preparação para a Campanha Nacional deste ano.

Laurito Porto Lira, diretor de formação do Sindicato dos Bancários e coordenador do Coletivo de Sindicatos de Londrina, destacou a importância do encontro. “Nosso objetivo principal foi aprovar propostas para a minuta de negociações deste ano e fortalecer a organização da categoria bancária e da classe trabalhadora, em geral.”

Durante a conferência, foram discutidas questões como a conjuntura econômica e política e as mudanças no setor bancário que afetam as condições e relações de trabalho. Também foram abordados temas como igualdade de oportunidades entre os funcionários independentemente de gênero, pertencimento étnico-racial, deficiência física e orientação sexual, além da comunicação através das redes sociais, plataformas na internet e saúde mental.

Entre os desafios mais prementes enfrentados pela categoria, se destaca a crescente digitalização do trabalho bancário e a persistente violação dos direitos das mulheres que retornam ao trabalho após a licença maternidade. Vale ressaltar que a Conferência contou com a participação de 42% de mulheres, evidenciando a luta pela paridade de gênero e a busca pela ampliação das políticas públicas para garantir a igualdade.

Fortalecer a agenda da igualdade é uma ação necessária e obrigatória para conectar o sindicalismo com o mundo do trabalho do futuro.

“Precisamos realizar uma comunicação mais eficaz e eficiente para conseguirmos mobilizar a categoria. É preciso ter a força necessária para pressionar os bancos a colocarem na Convenção Coletiva, cláusulas que mitiguem esses problemas e garantam melhores condições de trabalho, mais respeito e oportunidades a todos os bancários e bancárias”, pontua Laurito.

Após a conferência, a mobilização segue com uma Consulta à Categoria Bancária online, que fornecerá subsídios para o debate na Conferência Nacional em junho. Nesse evento, serão definidas as próximas estratégias de organização e mobilização para a negociação coletiva.

Quanto à expectativa para a Campanha Nacional 2024, é esperado avanço nas conquistas, especialmente após o período da pandemia. São aguardadas respostas às condições de trabalho, garantia de emprego, saúde, igualdade de oportunidades e combate ao assédio, bem como investimentos na formação continuada dos trabalhadores do setor bancário.


Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios