Evento promove debates, divulga serviços e coleta propostas para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, fortalecendo o acesso à saúde integral e o combate à violência
O I Seminário Estadual Acesso, Cuidados e Direitos à Saúde da Mulher visa debater temas acerca da saúde da mulher e receber propostas para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná, que será em agosto, em Foz do Iguaçu.
O evento é uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM) e será realizado nesta quinta-feira, 3 de julho, das 8h às 17h30, no Teatro Mãe de Deus, em Londrina (Avenida Rio de Janeiro, nº 700 – Centro).
Além disso, o encontro possui um caráter estratégico: além de seminário, funcionará simultaneamente como uma Conferência Livre sobre direitos na saúde das mulheres.
Ligia Cardieri é representante do SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Paraná) no CES/PR e uma das organizadoras do evento. Ela destaca a relevância da Conferência, convocada pela Rede Mulheres Negras.
“A Conferência permite levantar propostas que serão encaminhadas para a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que ocorrerá no início de agosto em Foz do Iguaçu. Sem o caráter de Conferência Livre, não seria possível encaminhar propostas”, afirma.
Cardieri compartilha a expectativa de que as participantes aproveitem o evento para conhecer alguns serviços ofertados e para pontuar o que ainda precisa ser feito.
“Eu vou dar um exemplo: em todas as grandes cidades do Paraná, acho que são 20, existe um serviço para atender a questão de violência sexual contra mulheres, crianças e homens. Enfim, pouca gente sabe que esses serviços existem”, observa.
“Existe um hospital de referência para onde a pessoa pode ir se sofrer um estupro. Ela não deve procurar o IML [Instituto Médico Legal], ela deve procurar esse hospital, para ser atendida com qualidade, para prevenir contaminações e até para prevenir uma gravidez, no caso de uma relação sexual forçada”, acrescenta.
Programação
8h
Acolhida dos Participantes
Credenciamento e Entrega de Material
8h30
Abertura Oficial
Atividade Cultural
Composição da Mesa de Abertura
Execução do Hino Nacional
Pronunciamentos
9h30
Conferência
Tema: “A saúde da mulher como direito humano: desafios no contexto da equidade racial, social e de gênero”
Conferencista: Dra. Alaerte Martins – CEDM-PR
Mediadora: Dra. Maria Lucia da Silva Lopes – Diretora da 17ª Regional de Saúde
10h30
Intervalo
10h45
Conferência
Título: “Juntas, por uma Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”
Tema: “Resgatar o PAISM na perspectiva do cuidado em todas as fases de vida das mulheres, suas necessidades e especificidades”
Conferencista: Maria Goretti David Lopes – Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde – SESA
Mediadora: Prof. Dra. Maria Inez Barboza Marques – Departamento do Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR
12h
Almoço
13h30
Atividade Cultural
13h30
Painel
Tema 1: Cuidado Integral à Mulher: Câncer de Mama e de Colo do Útero
Palestrante: Rejane Cristina Tabuti – SESA.
Tema 2: Violências contra a Mulher: Especialmente a questão do feminicídio e o que fazer para evitar/acompanhar
Palestrante: Delegada Luciana Novaes – CEDM-Paraná
Tema 3: Gestar com Dignidade: Direitos da Mulher no Pré-natal, Parto e Puerpério e Estratégias para a Redução da Mortalidade Materna. Abordará a defesa de um modelo de reforma obstétrica e o combate à violência obstétrica
Palestrante: Prof. Dra. Alessandra Crystian Engles dos Reis – Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Mediadora: Prof. Dra. Viviane Cazetta de Lima Vieira – Departamento de Enfermagem – Universidade Estadual de Maringá – UEM
15h
Pronunciamento
Palestrante: Mariana Néris – Diretora de Políticas das Mulheres do SEMIPI
15h20
Conferência Livre
Tema: “Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher” para a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
Leitura e aprovação da Carta de Compromisso
17h30
Encerramento
Inscrições
Segundo a comissão organizadora, apesar de o evento ser direcionado aos representantes de instituições governamentais, trabalhadores e entidades da sociedade civil organizada, as inscrições são abertas a todos os interessados e podem ser realizadas pelo link disponibilizado no site do Conselho Estadual de Saúde do Paraná.
Já para se inscrever na Conferência Livre preencha formulário disponível aqui.

Conferência Livre
A Conferência tem como foco tratar do Eixo 6 (Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher) da V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná.
Os interessados em encaminhar propostas devem preencher um formulário, que tem como objetivo sistematizar as sugestões. Considerando o Eixo 6, as propostas devem ser voltadas ao acesso universal e integral aos cuidados de saúde, com ênfase na saúde mental e no bem-estar geral das mulheres.
Serviço
I Seminário Estadual Acesso, Cuidados e Direitos à Saúde da Mulher
Data: 3 de julho
Horário: Das 8h às 17h30
Local: Teatro Mãe de Deus (Avenida Rio de Janeiro, 700 – Centro, Londrina)
Inscrição: Gratuita e aberta ao público. Para participar, se inscreva pelo link
Matéria da estagiária Laís Amábile sob supervisão.