Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) demonstram a redução dos crimes de estupro no Paraná. De janeiro a setembro deste ano foram registrados oficialmente 4,7 mil ocorrências deste tipo. Apesar do número enorme, a Sesp publicizou a informação com comemoração.
O relatório foi apresentado recentemente pelo secretário coronel Hudson Leôncio Teixeira no mês passado. Pelo documento, neste ano morreram 64 mulheres no Estado vítimas de feminicídio. Ano passado foram 71 vítimas no mesmo período.
Os dados foram compilados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), da Sesp. A redução de 18% se deveu ao que ele chama de três “is”: inteligência, integração e investimento, conforme texto publicado no site institucional.
Brasil
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Mapa de Segurança Pública de 2025, aumento nos casos de estupro. Em 2020, o registro foi de 66.056 vítimas, já em 2024 o número chegou a 83.114, representando um aumento de 25,80% nos últimos cinco anos.
Fonte: Jornal Plural












