A Chapa 1, APP Sempre Na Luta – Em Defesa da Escola Pública, está eleita para comandar a Direção Estadual da APP-Sindicato na próxima gestão (2025-2029). Com o resultado, a professora Walkiria Mazeto está reeleita como presidenta do sindicato que representa professores(as) e funcionários(as) de escola que atuam na rede estadual e nas redes de 215 municípios do Paraná.
De acordo com o resultado proclamado pela Comissão Eleitoral Estadual na noite desta quinta-feira (25), após o término da apuração, a Chapa 1 obteve 84,24% dos votos válidos (21.748 votos), contra 15,76% (4.070 votos) da Chapa 2, APP no Chão da Escola – Lutar para Viver. Em branco e nulo totalizaram 361 votos.
Durante o anúncio, transmitido ao vivo nas redes sociais do sindicato, o coordenador da Comissão Eleitoral, José Valdivino de Moraes, também divulgou os resultados das eleições para as Diretorias Regionais dos 29 núcleos sindicais, Conselho Fiscal e representantes de municípios.
Em seu pronunciamento, Valdivino destacou a colaboração de todos(as) os(as) envolvidos no processo, o trabalho das comissões eleitorais regionais e o comparecimento da categoria. “Tivemos uma eleição tranquila e muito segura. Contamos com uma empresa de auditoria independente, com experiência na área, o que garantiu a lisura do processo e o voto de cada educador”, completou.
Aprovação
A votação começou na terça-feira (23). Pela segunda vez consecutiva o processo foi realizado totalmente de forma on-line. Em três de dias de eleições, foram registrados 27.891 votos, superando a marca do pleito anterior que contabilizou pouco mais de 25 mil votos.
A presidenta reeleita, Walkiria Mazeto, possui extensa experiência pedagógica e sindical. É professora de Geografia e mestre em Educação pela UFPR. Trabalhou nas redes municipal e estadual em Engenheiro Beltrão e Campo Mourão, onde foi diretora de escola.

Antes de ter sido eleita presidenta no pleito de 2021, quando tornou-se a terceira mulher a assumir o cargo na história da entidade, atuou na secretaria Educacional da APP-Sindicato e conduziu estudos e ações em defesa do Ensino Médio, da Educação Especial e da Educação e Jovens e Adultos (EJA).
Ao comentar a nova vitória, a dirigente agradeceu a confiança da categoria no trabalho realizado nos últimos quatro anos e renovou o compromisso de continuar a luta por melhores condições de salário e trabalho.
“Quero agradecer a todos e todas que se empenharam e votaram na Chapa 1, tanto para a Direção Estadual quanto para a diretoria dos nossos núcleos sindicais. Quero também celebrar com cada professor e funcionário de escola o resultado desta votação, porque ela demonstra o reconhecimento do trabalho que realizamos em todo o estado nestes quatro anos, ouvindo e organizando a categoria”, disse Walkiria.
Diretorias regionais
Para o Conselho Fiscal, a votação referendou a composição inscrita pela Chapa 1, única concorrente para conduzir essa instância da instituição. Também não houve disputa em 25 dos 29 núcleos sindicais, onde a Chapa 1 foi a única inscrita.
No Núcleo Sindical Curitiba Metropolitana Sul, a Chapa 1: APP Sempre na Luta em Defesa da Escola Pública obteve 1.082 votos (71,28%), contra 436 votos (28,72%) da Chapa 2: APP no Chão da Escola: lutar para viver. Em branco e nulo somaram 27.
No Núcleo Sindical Curitiba Norte, a Chapa 1: APP Sempre na Luta em Defesa da Escola Pública obteve 1.102 votos (60,62%), contra 716 votos (39,38%) da Chapa 2: APP no Chão da Escola: Lutar para Viver. Em branco e nulo somaram 28.
Já no Núcleo Sindical Ivaiporã, a Chapa 11: APP Forte de Luta obteve 631 votos (68,44%), contra 291 votos (31,56%) da Chapa 10: Independência, Luta e Resistência. Em branco e nulo somaram 8 votos.
No Núcleo Sindical Londrina, a Chapa 4: Unida na Luta obteve 1.432 votos (63,33%), contra 829 (36,67%) da Chapa 10: Renovar e Resistir. Em branco e nulo somaram 43 votos.
Nos núcleos sindicais Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba Metropolitana Norte, Curitiba Sul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Mandaguari, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória, venceu a Chapa 1, única inscrita.
A posse dos(as) eleitos(as) ainda será divulgada. Essa matéria está em atualização. Em breve, será divulgada a listagem dos(as) representantes de municípios eleitos(as).
Fonte: APP-Sindicato













