Reuniões estratégias fomentam a aproximação da população com as pautas do Plebiscito Popular de 2025
Os movimentos sociais e os sindicatos de Londrina articulam reuniões para discutir como a população da cidade pode se aproximar do Plebiscito Popular de 2025 e transformá-lo em uma realidade possível para o Brasil, com a taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1. Na última segunda-feira, aconteceram importantes reuniões, com o Plebiscito em pauta: a primeira organizada pelos representantes do Grito dos Excluídos, a segunda pelo Centro de Direitos Humanos (CDH), Levante da Juventude, Sindicato dos Bancários e o Programa de Extensão Práxis, da Universidade Estadual de Londrina. O tema também foi abordado durante reunião ordinária do Coletivo de Sindicatos de Londrina e Região.
A mobilização das organizações sociais é ampliar a articulação entre movimentos e entidades para a coleta de votos e o debate com a população sobre os temas do Plebiscito Popular. Além de aumentar a presença de urnas físicas em mais espaços da cidade e aprimorar o uso de outros meios de comunicação para dialogar com a população sobre as perguntas do plebiscito. “O objetivo é esclarecer a importância de uma jornada de trabalho que permita às pessoas ter mais qualidade de vida, com tempo para o lazer, o convívio familiar e o crescimento pessoal e profissional por meio do estudo. Outro ponto central é a necessidade de o país adotar um sistema tributário mais justo, em que cada pessoa contribua de acordo com sua capacidade: quem ganha mais, contribui mais e quem ganha menos, contribui menos”, afirma Laurito De Lira, presidente do Sindicato dos Bancários.
O maior desafio para a movimentação da população são as pessoas de centro e de direita, segundo Laurito. “Teremos dificuldade para quebrar os mitos criados com as avalanches de informações falsas. O que estão dizendo hoje foi o mesmo discurso para o 13° salário, a implantação da jornada de 8 horas, a criação do FGTS e das férias remuneradas.”

Representantes do Grito dos Excluidos em reunião sobre o tema
“Estamos articulando ações na cidade toda para que a população participe desta consulta nacional histórica. Não tem mais como o povo suportar jornadas exaustivas de trabalho e peso dos impostos, enquanto bancos, bilionários, Bets ficam de fora desta conta”, diz a deputada Lenir de Assis (PT), presente nas duas reuniões.
Os encontros definiram os próximos passos para a consolidação de seus objetivos, como maior divulgação de locais de votação, busca de novos participantes e panfletagem virtual. No Coletivo de Sindicatos de Londrina e Região, os dirigentes optaram pela produção de reportagens e podcast para informar a população sobre a importancia da participação.
Plebiscito Popular de 2025
O Plebiscito Popular de 2025 propõe a consulta direta à população, através de votos, sobre temas de relevância nacional: a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1, e a, conhecida, taxação dos super-ricos.
O Plebiscito Popular é um instrumento democrático usado para ouvir a opinião popular antes da criação de uma norma ou decisão política no Congresso Nacional. Nesta edição, duas perguntas norteiam a votação: “Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?”, e “Você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?”
Matéria da estudante de Jornalismo, Clara Borbalan, sob supervisão









