O encontro abordou a devolução de descontos, fornecimento de equipamentos e contratação de novos servidores
Em reunião com a secretária de Saúde, Vivian Feijó, o Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv) apresentou as principais reivindicações da categoria, que incluem, o ressarcimento do desconto indevido de horas extras, o fornecimento de equipamentos de informática e a nomeação de novos servidores aprovados nos últimos concursos públicos realizados pela pasta.
O encontro aconteceu no último dia 23 de junho e contou com a participação do presidente do Sindserv Londrina, Fábio Molin, e dos diretores Marco Modesto, Mario Gazolli e Pilar Soldorio.
Reivindicações
No decorrer da reunião, o Sindserv apresentou três demandas:
- Devolução do desconto de 30 minutos nas horas extras
Os servidores que atuaram em regime de plantão de 12 horas entre janeiro e abril de 2025, tiveram 30 minutos de intervalo descontados devido a uma portaria publicada no final de 2024. Essa portaria foi revogada em maio, e o Sindicato reivindica a devolução desses valores em dinheiro;
- Fornecimento de equipamentos de informática
Os profissionais solicitaram a aquisição de equipamentos adequados para melhorar a eficiência dos serviços e garantir melhores condições de trabalho;
- Chamamento de concursos e contratação contínua de servidores
A categoria reforçou a necessidade de recompor o quadro de profissionais por meio do chamamento dos aprovados no concurso público, principalmente, nas áreas de Odontologia e Enfermagem.
Encaminhamentos
Segundo Priscila França, assessora de imprensa do Sindserv Londrina, a reunião atendeu as expectativas dos servidores.
“[Tivemos] a informação de que mais de 400 servidores já estão em fase final de contratação e devem assumir o cargo ainda este mês, bem como a intenção de manter o chamamento contínuo. Sobre os equipamentos, neste mês de julho já deve ser iniciada a distribuição”, informa.
Ainda de acordo com a assessoria do Sindicato, a secretária de Saúde, Vivian Feijó, pontuou que as contratações estão ocorrendo aos poucos, de forma a priorizar os locais com mais necessidade.
“Sobre a devolução dos 30 minutos, a secretária está aguardando o parecer do jurídico da autarquia para que proceda a solicitação de devolução dos valores aos servidores feita pelo Sindserv”, acrescenta.
Entretanto, o Sindserv destacou que, caso a devolução não ocorra, pretende acionar a justiça para garantir os direitos dos servidores.
Matéria da estagiária Laís Amábile, sob supervisão.