CIDADEEDUCAÇÃOPOLÍTICAÚltimas Notícias

UEL promove conferência internacional com James Green e “Samba da Democracia” nesta sexta-feira (26)

Evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo YouTube

Na próxima sexta-feira (26), a partir das 19h30, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acontecerá a conferência internacional “Democracia & Ações Golpistas no Brasil”. A palestra será realizada por James Green, historiador norte-americano, grande referência para os estudos latino-americanos com enfoque na realidade brasileira. O pesquisador atuou contra as torturas de presos políticos que ocorreram durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), o que lhe despertou o interessasse pela conjuntura nacional, vivendo no país no período de 1976 a 1982.

Além disso, o professor possui vasta investigação sobre as questões LGBTQIA+, demonstrando, entre outros aspectos, a resistência dos movimentos em face da opressão vivenciada durante os anos de chumbo. Atualmente, James Green leciona na Universidade Brown, em Providence – Rhode Island, é presidente do Washington Brazil Office, co-coordenador nacional do US Network for Democracy in Brazil e colaborador dos projetos de pesquisa “Os documentos inéditos dos arquivos do SNI (Paraná-BR) e Opening the Archives da CIA [Agência Central de Inteligência] dos Estados Unidos”, as duas últimas iniciativas são responsáveis pela exposição “Juventudes e Participação”, disponível para visitação na Capela da UEL até 2 de setembro. Também foi presidente da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA), que reúne pesquisadores brasileiros e estadunidenses.

“Professor James [Green] é um brasilianista, a especialidade dele é pensar os regimes democráticos e autoritários, considerando sua tradição de pesquisa sempre a frente de iniciativas que colaboram para o fortalecimento da democracia no Brasil, inclusive, em setembro, ele está coordenando uma campanha de solidariedade global voltada à defesa do Estado Democrático de Direito no Brasil”, pontua Fábio Lanza, docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL e coordenador do Laboratório de Estudos de Religiões e Religiosidades (LERR) e do projeto de extensão: “Práxis Itinerante”, ambas iniciativas são organizadoras do evento.

O encontro também é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC) e possui apoio da Fundação Araucária e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). José Wilson Assis Neves Júnior, cientista social, atualmente pós-doutorando no PPGSOC/UEL e pesquisador colaborador do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) explica que a finalidade do evento é “contribuir com o processo de popularização do conhecimento acadêmico produzido pelas instituições democráticas no Brasil, buscando, assim, favorecer o movimento de aproximação da comunidade com a universidade”.

A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A Conferência também contará com transmissão ao vivo pelo canal Práxis Itinerante – YouTube.

Samba da Democracia

A palestra será precedida por intervenções artísticas. A partir das 18h, na área externa do CLCH/UEL haverá o show “Samba da Democracia”, com a participação de Silvia Borba, Cecília Bandeira e músicos. O evento conta com apoio cultural dos coletivos Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (SINDIPROL – ADUEL).

Lanza ressalta o papel da Universidade na garantia da pluralidade de ideias e promoção da divulgação científica através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, o professor evidencia a importância das artes para entendimento da atual conjuntura política bem como para a legitimidade das instituições e liberdades democráticas no país.

“Contamos com a visita daqueles que são solidários a consolidação da democracia no Brasil, que tem uma história tão recente, data de 1985 para 1986, com o fim da ditadura militar, e desde então, nós temos um grande marco que expressa nosso desejo de sociedade que é a Constituição Federal de 1988 e que temos de defendê-la”, convida.

Arte: Divulgação

Serviço

Show “Samba da Democracia”, por Sílvia Borba, Cecília Bandeira e músicos
Local e horário: Área externa do CLCH às 18h
Conferência Internacional: “Democracia & Ações Golpistas no Brasil” com James Green
Local e horário: Anfiteatro do CLCH UEL às 19h30 e transmissão ao vivo pelo canal Práxis Itinerante – YouTube: https://bit.ly/3c8as7D
Entrada gratuita
Mais informações: arquivos.uel@gmail.com

Author Profile

Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.
Franciele Rodrigues
+ posts

Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios