Projeto busca visibilizar a produção literária de mulheres negras periféricas do Paraná
A Biblioteca Pública do Paraná será palco do lançamento da primeira antologia do Coletivo Pretas com Poesia, formado por mulheres negras da periferia. O evento que acontece, às 17h, desta terça feira, 30, faz parte do “Julho das Pretas”, mês dedicado a dar destaque às mulheres negras, suas lutas e histórias.
Publicado pela editora Donizela, a obra reúne poesias de 16 autoras, que exploram temas como identidade, amor, memória, racismo, ancestralidade, e tantas outras “escrevivências”. O objetivo da antologia é visibilizar a produção literária de mulheres negras periféricas de Curitiba e Região Metropolitana que fazem da escrita mais um instrumento de resistência na luta contra o racismo.
“É um convite que fazemos a todas as pessoas: leiam mulheres pretas, pois temos muito a dizer. Visibilidade, empoderamento e fortalecimento do movimento antirracista são os principais objetivos dessa obra, construída pelos versos de poetas extraordinárias. Queremos que esse livro seja lido nos quatro cantos. O coletivo Pretas com Poesia é a materialização do conceito de ‘dororidade’, de Vilma Piedade, ou seja, a união das mulheres pretas através da dor, mas de forma resiliente”, conta Jô Macário, idealizadora do coletivo e organizadora da antologia. Na ocasião, Jô apresentará também o seu recém-lançado livro de poesias Prima Mulier.
Para Evelin Moreira, uma das integrantes do Coletivo e militante do movimento negro, a relevância da obra está no fortalecimento do protagonismo e do fazer artístico das mulheres negras locais. “Somos minoria nos circuitos literários, apesar de sermos maioria nos slams e saraus. Os altos custos de publicação do mercado editorial e a burocracia dos editais de incentivo à cultura impedem muitas de nós de mostrarmos para o mundo a nossa arte”, aponta a jovem que, além de contribuir como co-autora da antologia, deve publicar o seu primeiro livro, Cemitério de Coisas Vivas, nos próximos meses.
Ela também destaca que a antologia é a primeira oportunidade de publicação da maioria das integrantes do coletivo. “É um sonho que se tornou realidade coletivamente”, completa.
O evento de lançamento da antologia Pretas com Poesia contará com a presença das autoras participantes, bate-papo, sessão de autógrafos e apresentação do Maracatu Baque Mulher Curitiba. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Serviço:
Lançamento
Quando: terça-feira, 30 de julho, das 17h às 19h30
Onde: Biblioteca Pública do Paraná – R. Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba (PR)
Informações: (41) 99877-1971 ou compoesiapretas@gmail.com
Ficha técnica
Antologia Pretas com Poesia
Autoras: Jô Macário, Adriana Alexandre, Ayo, Céu Intense, Claudia Maria, Dandara Souza Maria, Dany Teixeira, Eva Coller, Evelin Moreira, Julia Thomaz, Juvi Honório, Melanina, Shirley Pinheiro, Sueli Crespa, Vania Preta e Vênus
Organização: Jô Macário
Contato para compra: donizelaedicoes@gmail.com ou (41) 984564706
Fonte: Brasil de Fato Paraná