Concurso para professores da rede pública do Paraná foi autorizado em fevereiro de 2022 e edital ainda não saiu do papel
O governo Ratinho Jr. autorizou o aumento nas vagas do concurso público para professores no Paraná. O processo foi anunciado pelo Executivo em fevereiro do ano passado e, de início, previa 500 vagas. Agora, serão incorporadas mais 756, chegando ao total de 1.256, diz despacho publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (23).
Por outro lado, ainda não há data a para o lançamento do edital, mas é possível que isso ocorra até julho, informou nesta sexta a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os procedimentos tramitam na pasta de Administração e Previdência, responsável pelo certame.
10 anos sem concurso
Com isso, a rede estadual de ensino completa 10 anos sem concurso público para recompor seu Quadro Profissional do Magistério (QPM). De acordo com a APP Sindicato, a estrutura tem hoje um déficit de aproximadamente 20 mil profissionais – equivalente ao total de docentes contratados pelo modelo temporário de PSS.
O último concurso para professores do Paraná foi realizado em 2013, com uma oferta de 10 mil vagas para cerca de 100 mil inscritos.
Fonte: Jornal Plural