Sob o lema “nada sobre nós, sem nós!”, o projeto de extensão “Aquilombando a Universidade” promove o curso “Direitos humanos, antirracismo e protagonismo infanto-juvenil”, com oficinas e encontros presenciais que acontecem entre abril e maio, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL. O período de inscrições encerra amanhã, 12 de abril.
As atividades são voltadas para educadores que atuam com crianças e adolescentes em Londrina e região. As aulas serão ministradas pela professora Andréa Pires Rocha, coordenadora do projeto Aquilombando, em parceria com a equipe do projeto e especialistas convidados. O curso abrange o debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o propósito, de acordo com a professora, é “estimular o protagonismo infanto-juvenil a partir do envolvimento de educadores, crianças e adolescentes na luta antirracista e de defesa dos Direitos Humanos”.
O cronograma está dividido em etapas. Na primeira fase ocorrem dois encontros presenciais, das 14h às 17h, nos dias 28 de abril e 15 de maio, voltados para representantes de instituições que atuam com crianças e adolescentes. Os encontros têm como pauta ações democráticas na atuação com crianças e adolescentes e ações que visam estimular o protagonismo infanto-juvenil.
Nos dias 15 e 19 de maio, os/as educadores aplicarão os debates nas instituições que atuam. “O objetivo é colaborar para que os participantes desenvolvam ações multiplicadoras e auxiliem as crianças e adolescentes a elegerem representantes para a segunda fase do curso”, explica a coordenadora.
Já as oficinas, voltadas para crianças e adolescentes, acontecem na segunda fase. Cada instituição participante poderá trazer para UEL até 2 crianças e/ou adolescentes, as quais serão divididas por faixa-etária. A primeira oficina tratará do entendimento das crianças e adolescentes acerca dos Direitos Humanos e da luta antirracista. A segunda oficina visa levantar propostas das crianças e adolescentes para serem abordadas no Seminário do Estatuto da Criança e do Adolescente, em agosto.
Os educadores que participaram da primeira fase devem se manter participando e auxiliando nas oficinas, que ocorrem nos dias 26 de maio e 02 de junho.
Em julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 33 anos, e Londrina será sede para o X Seminário Estadual do ECA.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.