Todos os casos são analisados e, caso seja necessário, enviados para abertura de sindicância na Corregedoria. Números expõem ainda mais clima de insatisfação e de insegurança nas unidades de saúde do município
A CBN teve acesso a um balanço da Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Londrina que pode ajudar a explicar ainda mais o clima de insatisfação e de insegurança nas unidades de saúde do município. Na terça-feira (25), um homem foi preso na UPA do jardim do Sol acusado de agredir e ameaçar de morte enfermeiras enquanto cobrava celeridade para o atendimento da esposa dele, que estava com pressão alta. Diferentemente do que a reportagem informou anteriormente, esse homem não foi solto na quarta (26), mesmo após o pagamento de fiança. Segundo a defesa dele, o suspeito, que foi autuado por desacato, ameaça e vias de fato, continuava detido no início da tarde desta quinta-feira (27), esperando pela expedição do alvará de soltura por parte da Justiça. O homem nega as acusações.
Por outro lado, há também diversos relatos de pacientes das unidades em relação à qualidade do atendimento prestado pelos servidores. Durante o ano passado, mais de mil reclamações do tipo foram feitas à Ouvidoria da prefeitura, que também recebeu cerca de 30 denúncias contra servidores da área da saúde. Segundo o ouvidor-geral do município, Alexandre Sanchez, a maioria dos registros diz respeito ao tempo que o paciente precisa aguardar nas unidades para ser atendido.
Ele disse que todos os casos são analisados, e que a Secretaria de Saúde é notificada caso seja necessário para a adoção de medidas que possam resolver os problemas denunciados. Há, ainda, segundo o ouvidor, a possibilidade de o caso ser encaminhado à Corregedoria-Geral da prefeitura, que é o órgão responsável por investigar a conduta dos servidores e estabelecer punições a eles em caso de irregularidades.
Sanchez disse, ainda, que, mais do que estabelecer punições, a ouvidoria trabalha para resolver os problemas relatados pela população.
O telefone da ouvidoria da prefeitura para denúncias e mais informações é o 162. O órgão também atende pelo WhatsApp, no 3372-4530.
Fonte: CBN Londrina