Agenda da ministra Luciana Santos inclui visita à Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, que sedia o projeto Letramento Digital, e ao Tecnocentro
A cidade de Londrina recebe, nesta quinta-feira (31), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que visita o município pela primeira vez. Ela será recebida pelo prefeito Marcelo Belinati às 10h, na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, onde será apresentado o projeto Letramento Digital, que atende alunos e professores da rede municipal. Na sequência, a comitiva irá até o Tecnocentro, instalado no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, para reunião às 11h com representantes do Estação 43, o ecossistema de inovação local.
A visita também será acompanhada pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pelo presidente do Codel, Alex Canziani, e pela deputada federal Luísa Canziani, que articulou a vinda da ministra à cidade. “A ministra prontamente aceitou nosso convite para conhecer Londrina. Queremos apresentar as potencialidades do nosso município e da nossa região, mostrar nossa organização setorial. Além disso, também queremos apresentar os resultados obtidos pelos nossos alunos com o programa Letramento Digital, que pretendemos implantar em todas as escolas da cidade”, explicou a deputada Luísa Canziani.
O projeto Letramento Digital foi implementado de forma inédita em Londrina pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no ano passado, e é executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.
Além da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, o projeto está sendo aplicado em outras três escolas da rede municipal, Professor Joaquim Pereira Mendes, Miguel Bespalhok e Norman Prochet. Cerca de 77 alunos participam das oficinas gratuitas, conduzidas por cinco multiplicadores, e que são voltadas ao desenvolvimento das habilidades digitais e a inclusão social das crianças, por meio da Educação Tecnológica. Ao mesmo tempo, o Letramento Digital também tem o objetivo de despertar, nas crianças, o interesse por carreiras ligadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e à docência.
Fonte: Rádio Paiquerê FM 98.9