Familiares das pessoas mortas se reúnem no local neste domingo (30)
O Movimento Justiça por Almas – Mães de Luto em Luta realiza um novo protesto no próximo domingo (30) às 9 horas, na Feira do Cincão, na Avenida Saul Elkind (zona norte). Familiares de pessoas mortas pela polícia vêm se organizando cada vez mais em Londrina e no Paraná.
As manifestações agora são realizadas ao menos uma vez por mês. No domingo, serão homenageados quatro mortos, que fazem aniversário de nascimento ou de morte, neste mês. Todos foram mortos em decorrência de ações policiais.
A versão oficial é de que reagiram a abordagens em supostos confrontos. As famílias, no entanto, apostam que os jovens foram executados.
São eles:
– Victor Hugo Fernandes, morto no último dia 5 de julho, em Sertanópolis, aos 25 anos.
– Wesley Batista Subtil, morto dia 28 de julho do ano passado, em Londrina, aos 28 anos.
Hayda de Melo, mãe do jovem Willian Júnior, morto pela polícia no ano passado, diz que os familiares vêm se organizando em todo o Estado. Em Londrina como em Curitiba estão sendo realizadas uma manifestação por mês. “Há mortos pela polícia em várias cidades. São pessoas executadas. E o governador Ratinho Junior finge que não sabe o que está acontecendo. Queremos chamar atenção para esse problema”, conta.
As principais reivindicações dos familiares é que os casos de pessoas mortas pela polícia sejam de fato investigados, que os policiais sejam obrigados a usar câmeras corporais, como ocorre em outros estados e façam exames toxicológicos. “Quem manda na segurança pública é o governador e nós vamos pressioná-lo a tomar alguma providência.”
Em Curitiba, o próximo protesto é no dia 12 de agosto.
Fonte: Rede Lume