Toninho Garcia afirmou que, no nordeste, “o pessoal não gosta muito de trabalhar”. Investigação vai apurar suposta quebra de decoro, e parlamentar corre o risco de ter o mandato cassado
A Câmara Municipal de Apucarana, no norte do Paraná, abriu uma Comissão Processante (CP) para investigar a conduta do vereador Toninho Garcia, do União Brasil, que, no último dia 14, afirmou, em sessão no Legislativo, que os nordestinos “não gostam muito de trabalhar”.
A abertura da CP foi aprovada por 8 votos a 0 na segunda-feira (21), também durante sessão ordinária. A comissão foi criada para apurar denúncia do vereador Moisés Tavares (Cidadania), que pede para que o colega responda por quebra de decoro parlamentar. Logo depois da fala de cunho xenofóbico, inclusive, Tavares, que tem mãe nordestina, já havia condenado a postura de Garcia.
No entendimento de Tavares, o colega deve ser enquadrado no artigo 79 do Regimento Interno da Câmara de Apucarana, que trata justamente da conduta dos vereadores. Ainda na segunda-feira, o Legislativo também escolheu os parlamentares que vão compor a CP: Franciley Preto Godoi (PSD), Marcos da Vila Reis (PSD) e Tiago Cordeiro (MDB). Eles terão 90 dias para investigar o caso. No final do período de apuração, a comissão vai precisar apresentar o relatório final e, no documento, pedir pelo arquivamento da denúncia ou por punição ao vereador, que poderá ser advertido, suspenso ou até ter o mandato cassado. Para que ele perca a função, dois terços dos vereadores precisam votar a favor da cassação.
Procurado nesta terça-feira (22), Garcia apenas reiterou o que já havia afirmado em nota na última semana, quando se desculpou pela “fala equivocada”. Ele também garantiu que repudia “qualquer ato de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou qualquer diversidade”. Garcia reafirmou ainda que a intenção dele “jamais foi ofender ou mesmo manifestar qualquer sentimento de discórdia”, tampouco “provocar qualquer forma de preconceito ou falta de respeito”.
Fonte: CBN Londrina