Evento “Resistência” reunirá artistas e artesãos indígenas e da cena do hip hop; doações em dinheiro e de alimentos são bem-vindas
Movimentos sociais, coletivos, frentes e militantes independentes realizam neste 7 setembro, próxima quinta-feira, o evento “Resistência”, no Vãre-Centro Cultural Kaingang, situado na Avenida Dez de Dezembro. Organizadores pedem a doação de 1kg de alimentos aos que forem comparecer. Há também a possibilidade de doação via pix.
A ideia do evento nasceu da necessidade expressada pelos próprios indígenas do Centro Cultural, atingido por dois incêndios recentes. De acordo com o vice-cacique Renato Kriri, apesar de inúmeros pedidos, as famílias que tiveram suas casas queimadas conseguiram poucas doações, tanto de suprimentos quanto de material para reconstrução das casas.
Segundo a ativista Nicoly Jacintho, integrante da organização, o evento vai valorizar o protagonismo indígena, com a presença de artesãos e artesãs e artistas da Aldeia Água Branca, de Tamarana. Haverá feiras com comidas e artesanatos, oficina de cestaria e também a exibição de um documentário indígena produzido por eles mesmos.
“A doação é de livre escolha, podendo ser feita em pix, ou durante o evento, mas consciente de que é de extrema importância não só para a execução do evento, mas para a permanência das famílias abrigadas no espaço do Centro Cultural e é por isso que o evento foi idealizado”, explica.
Intercalado a isso, haverá apresentação de artistas locais da cena do Hip-hop, que abordarão temas atuais como o Marco Temporal e também o tema da “independência”.
7 de setembro: Independência pra quem?
As aspas na palavra independência não são à toa. A data do 7 de setembro é simbólica para os ativistas, já que os povos indígenas não foram contemplados por esse marco.
A data, portanto, não é de celebração, mas de luta e resistência “e a importância de dar visibilidade nessa data a esses povos é pela esperança de que, através da nossa luta, um dia essa independência seja pra todas e todos”, destaca Nicoly.
Fonte: Rede Lume