A paratleta Victória Barbosa conquistou o primeiro lugar nas provas contrarrelógio individual e prova de resistência
A paratleta londrinense Victória Barbosa foi campeã na segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, competindo na prova de Contrarrelógio. Sediado em João Pessoa nos dias 16 e 17 de setembro, o torneio reuniu mais de 120 atletas de 15 estados brasileiros mais Venezuela e Panamá, com realização e organização pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paraibana de Ciclismo (FPC).
Além do primeiro lugar na prova de Contrarrelógio, Barbosa também foi vice-campeã na prova de Resistência.
A segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo somou pontos para o ranking nacional e internacional. E a competição também será levada em consideração pela comissão técnica brasileira ao definir a equipe que irá disputar os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, disputados em novembro.
De volta a Londrina, Victória Barbosa contou que está muito satisfeita com as conquistas do último fim de semana, e explicou que no sábado (16) a prova de Contrarrelógio seguiu o mesmo parâmetro aplicado nos Jogos Parapan-Americanos, com união das classes C1 a C5. A londrinense, da classe C2, sagrou-se campeã geral nessa primeira disputa, percorrendo as quatro voltas da pista de 3,8km em 27:21.454. “Fiquei muito feliz com o resultado, venho de uma fase delicada, com lesões e tudo mais, então fiquei bem feliz em ver que o treinamento e todo o trabalho que temos desenvolvido como equipe surtiu um bom efeito”, comemorou.
E no domingo (17), pela prova de Resistência, a paratleta ficou em segundo lugar, percorrendo as 12 voltas da pista de 3,5km no tempo de 1:27:30.149. “A prova de Resistência também foi bem disputada. Todas as classes largaram juntas e foi uma prova bem bonita e dinâmica. Acabei ficando com a segunda colocação, mas também saí contente com o resultado. O nosso nível, como atletas no geral, tem crescido bastante, o que nos coloca como país em numa posição muito legal, inclusive para brigar lá fora por boas posições”, destacou.
O próximo desafio será a terceira etapa da Copa Brasil, a ser disputado em outubro no município de Pará de Minas, Minas Gerais. Sobre a convocação para o Parapan-Americano, que deve sair ainda essa semana, Barbosa confessou que está na torcida, aguardando o pronunciamento da Confederação. “Existe uma expectativa muito grande por essa convocação, afinal é uma competição alvo para todo atleta que deseja representar a Seleção. E a FEL continua sendo uma das nossas apoiadoras, inclusive os recursos do Feipe viabilizaram o deslocamento para mais essa etapa da Copa Brasil. É um apoio importante, que nos permite participar inclusive dessas competições mais distantes”, citou.
A paratleta conta com patrocínio concedido pela Prefeitura de Londrina, por intermédio do Fundo de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Fonte: Tem Londrina