Estudantes do Ensino Médio reclamam do excesso de plataformas digitas em aula
Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Guaraituba, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, postou um vídeo nas redes sociais reclamando do excesso de “plataformização” do Ensino Médio no Paraná. Os alunos dizem que o sistema é inconveniente, que toma tempo demais e que nem sempre têm acesso à Internet para fazer o que se exige deles.
O vídeo é apresentado por um aluno que se identifica como presidente do Grêmio Estudantil do colégio e vem ganhando repercussão no Instagram. Os alunos entrevistados são unânimes nas críticas ao modelo implantado pela gestão de Ratinho Jr. (PSD). O governo exige o uso de uma série de plataformas digitais e impõe metas de desempenho para alunos e professores.
As críticas ao modelo têm se intensificado. A APP Sindicato, que representa professores e funcionários do ensino público no Paraná, fez levantamentos que apontam até 91% dos profissionais com sobrecarga de trabalho devido ao novo modelo. Nesta semana, o Departamento de Letras e Linguística da UFPR, responsável pela formação de novos professores nos cursos de licenciatura, também criticou o modelo.
Fonte: Jornal Plural de Curitiba