Em todos os cenários simulados na pesquisa, número de indecisos é alto
Divulgada nesta quinta-feira (28), a pesquisa eleitoral sobre as intenções de voto para as eleições municipais em Londrina, uma parceria entre o Instituto Arbeit e o Tem Londrina, mostrou que, em qualquer cenário, o número de eleitores indecisos é expressivo. Um realidade que afeta, diretamente, a corrida eleitoral.
No cenário espontâneo — aquele em que não se colocam candidatos pré-definidos —, a quantidade de pessoas que “não soube” ou “não opinou” ao serem perguntadas sobre em quem votariam para prefeito de Londrina caso a eleição fosse hoje chegou a 79,96%.
Para o diretor do Instituto Arbeit e responsável técnico pela pesquisa, Weber Ohya e Lima, um resultado de quase 80% de indecisos reflete o quanto o cenário eleitoral de Londrina ainda está indefinido e também que a campanha deverá ser acirrada para conquistar esses eleitores. “Houve uma porcentagem alta, quase 80%, de eleitores que ainda não sabem ou não opinaram a respeito das eleições para prefeito em Londrina. Isso se deve ao fato de não haver um pleito mais definido, candidaturas estabelecidas”, comenta Lima.
Já no Cenário 1 proposto pela pesquisa, o número de indecisos ficou em 14,63%. Quando questionados sobre a segunda opção de voto para prefeito caso o candidato de preferência não se candidatasse, os eleitores indecisos somaram 37,09%.
A pesquisa ainda propôs os cenários 2 e 3, que apresentavam menos candidatos considerando, apenas, os nomes mais prováveis. Nos dois cenários, a porcentagem de indecisos também foi alta e ficou em 16,22% e 22,93%, respectivamente.
Fonte: Tem Londrina