Prorrogação foi recomendada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão à campanha em todo o país
Apesar de ter uma cobertura vacinal de 60%, maior que a média nacional, e de ser o 6º colocado no ranking dos que mais imunizaram contra a gripe, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu prorrogar a vacinação contra a Influenza no Paraná, até o fim dos estoques da vacina.
A ampliação da campanha foi recomendada pelo Ministério da Saúde, por conta da baixa adesão em todo o país. Com a prorrogação, a Sesa pediu ao governo federal o envio de mais 500 mil doses. Podem receber a vacina contra a Influenza todas as pessoas com mais de seis meses de vida.
O secretário Estadual de Saúde, César Neves, destacou o fato do Paraná ser um dos que mais imunizou contra a gripe, apesar de ainda estar abaixo da meta, e disse que a ideia é ampliar ainda mais essa cobertura.
Desde o início da campanha contra a gripe, no começo de abril, mais de 4,5 milhões de vacinas foram distribuídas para todo o Estado e 2,6 milhões foram aplicadas. A população-alvo do Paraná é de 4.387.469 pessoas.
A campanha, que iria até 3 de junho, já tinha sido prorrogada uma vez, até a última sexta-feira. Os municípios com mais doses aplicadas até agora são Curitiba, com 418 mil; Londrina, 147.500; e Cascavel com quase 75 mil.
O grupo prioritário com maior cobertura no Paraná até agora é o dos povos indígenas, com 77%; seguido pelos idosos, com 67% e os trabalhadores da saúde, com 63%.
Fonte: Marcos Garrido – CBN Londrina