O projeto tem por objetivo, proibir, para qualquer fim, o uso de veículos de tração animal na área urbana de Londrina
O projeto de lei nº 90/2023, do vereador Deivid Wisley (Republicanos), que proíbe o uso de veículos de tração animal no Município Londrina será apresentado e debatido com a população no dia 19 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 19 horas, em audiência pública na Câmara Municipal de Londrina (CML).
O vereador Deivid Wisley afirma que a intenção do projeto é acabar com o uso de veículos de tração animal em Londrina, devido a casos de maus-tratos presenciados de perto pelo autor do projeto.
Após discussão em audiência pública, aprovado e sancionado pelo prefeito, as carroças utilizadas em atividades de coleta de materiais recicláveis deverão ser substituídas por veículo de propulsão humana ou mecânica. Além disso, a prefeitura poderá fomentar e incentivar a substituição da tração animal pela propulsão humana ou mecânica, por meio de linhas de crédito, como incentivo ou subsidiadas.
O Código de Posturas de 9 de janeiro de 2012, previu o encerramento das atividades dos carroceiros em 2018. Sem uma fiscalização adequada, o serviço “irregular” continuou normalmente e volta agora em 2024 a pauta dos vereadores.
Fonte: CBN Londrina