O aumento de casos de dengue em Londrina está provocando uma corrida às farmácias atrás dos exames que detectam a doença, o resultado sai em 15 minutos
Uma rede de farmácias de Londrina, constatou o aumento de 152% na procura pelos testes de dezembro até agora. São dois tipos de teste: o Teste para Dengue NS1, que é realizado quando o paciente tem os primeiros sintomas da dengue (fase aguda); e o Combo para Dengue Duo, que libera o resultado do Teste de Dengue NS1 e o Teste de Dengue IGG/IGM que representam a fase crônica da doença.
A primeira manifestação da dengue é geralmente uma febre alta repentina, entre 39º e 40ºC, acompanhada de outros sintomas: dores de cabeça, vômitos, dor nas costas, petéquia (pequenos pontos vermelhos no corpo), fraqueza, coceira na pele e perda de peso. Apesar de ser importante conhecer os sintomas mais comuns da doença, a forma mais segura de conseguir um diagnóstico oficial é por meio de testes e exames.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desde julho do ano passado quando iniciou o ciclo epidemiológico, Londrina já registrou 8.413 notificações de casos de dengue e 1.426 casos confirmados da doença.
O Ministério da Saúde, informou que o primeiro lote da vacina contra dengue será distribuído para 21 municípios da Regional de Saúde de Londrina, já em fevereiro. Crianças e adolescentes de 10 a 14 serão o público-alvo inicialmente.
Fonte: CBN Londrina