A Itaipu Nacional lançou na última sexta-feira (3), no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial. A intenção da iniciativa é promover parcerias entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e 17 universidades estaduais, federais, municipais e Institutos Federais de Educação da área de atuação da Binacional, que compreende o estado do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. O valor investido será de R$ 24 milhões.
O diretor da Itaipu, Ênio Verri, participou da solenidade e destacou a importância dos convênios para a realização de projetos que, segundo ele, reforçam a atuação da Itaipu como uma instituição que preza pelo desenvolvimento sustentável.
Foram assinados os termos de cooperação e lançado o edital de chamamento para 200 projetos de extensão universitária, para os quais serão disponibilizadas em torno de mil bolsas aos estudantes e professores das universidades e institutos envolvidos no programa. Mais de 200 mil pessoas devem ser atendidas.
O programa vem para apoiar projetos de extensão e incentivar estudantes e professores a se engajarem em atividades que abordem desafios socioambientais. A reitora da UEL, Marta Favaro, lembrou que essa é a primeira parceria da história da Itaipu com a universidade londrinense, e destacou que a instituição tem muitos cursos que vão poder se adequar à proposta do programa.
A seleção de projetos será viabilizada por meio de Chamadas Públicas (editais lançados na página do Parque Tecnológico de Itaipu e dos parceiros), permitindo que os professores das universidades vinculadas apresentem suas propostas. Ênio Verri lembrou, entretanto, que só vão ser aceitas iniciativas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Fonte: CBN Londrina