Dados são de denúncias oferecidas pelo MP-PR em 2023
Mais de 3 mil denúncias de estupro de vulnerável foram feitas pelo Ministério Público do Paraná em 2023. O número representa um aumento de 33% na comparação com o ano anterior. Como forma de combate ao crime, até sexta-feira (17), representantes do órgão terão encontros com alunos e profissionais da educação para orientações de como identificar e denunciar as diferentes formas de violência contra vulneráveis.
A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A promotora Tarcila Santos Teixeira reforça que 100 promotores vão participar da iniciativa em todo o estado.
A promotora também orienta que alguns sinais de que a criança ou adolescente é vítima de uma violência se manifesta na mudança de comportamento até mesmo dentro do ambiente escolar.
Em 2022, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram quase 57 mil casos de estupro de vulnerável registrados no Brasil. Na maior parte dos casos, os criminosos são familiares (64,4%) e pessoas conhecidas das vítimas (21,6%).
Ainda de acordo com Tarcila Teixera, em caso de uma revelação, a orientação é jamais questionar a pessoa que sofreu a agressão.
O papel de denúncia não é responsabilidade da vítima. Qualquer pessoa que perceba uma situação deve entrar em contato com as autoridades. Se o caso for um flagrante, pelo 190 da Polícia Militar (PM). Também é possível fazer denúncias de forma anônima pelo 197, da Polícia Civil, e 181, do Disque Denúncia.
Fonte: Band News