Discussões serão levadas para I Conferência Estadual prevista para ocorrer em Foz do Iguaçu
Na última segunda-feira (20) ocorreu a Conferência Livre dos Povos e Comunidades Tradicionais de Londrina e Região na Casinha da Vovó Maria do Rosário, terreiro de umbanda localizado na zona Leste da cidade.
A professora, representante da Federação Umbandista do Estado do Paraná e dirigente espiritual da casa, Silvana Rodrigues Quintilhano, organizou o evento que contou com a participação de lideranças como Eduardo de Oliveira Filho, diretor para Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.
Em entrevista ao Portal Verdade, ela explica que as conferências livres são etapas prévias para realização da I Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná. “São espaços que possibilitam a ampliação da participação social das comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiro, para os debates e formulação de propostas em torno dos eixos temáticos da I Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, assim como para a eleição de pessoas delegadas”, indica.
Durante o encontro, foram elaboradas propostas para os seguintes eixos temáticos:
I – Educação;
II – Consulta Prévia, Livre e Informada e Direito ao Autorreconhecimento;
III – Território, Moradia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Produção Socioambiental;
IV – Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional;
V – Cultura;
VI – Direitos Humanos, Segurança Pública, Racismo Ambiental e Religioso.
Também foram eleitos para delegados: Mãe Silvana de Oya, dirigente espiritual do terreiro de Umbanda da Casinha da Vovó Maria do Rosário e diretora presidente da Federação Umbandista do Estado do Paraná e Oloye Robson Ogumsola, coordenador do Coletivo de Lideranças, Adeptos e Praticantes das Culturas de Matriz Africana, o AUETO.
Agora, as propostas discutidas nas Conferências Livres deverão ser levadas por seus representantes delegados para I Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, que será realizada em Foz do Iguaçu, nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2024.
Os debates irão compor o relatório final da Conferência Estadual e serão encaminhados aos órgãos e entidades pertinentes, além de servir como diretriz para as ações do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais no biênio 2024-2026 e para construção do Plano Estadual de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais.
“O evento atendeu as expectativas, tivemos a presença de 72 participantes, entre líderes religiosos, umbandistas e candomblecistas. Foi um momento extremamente produtivo, e com certeza trará impactos positivos para a reconstrução da identidade social das comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiro”, avalia Quintilhano.
Dados coletados pelo Censo 2022, identificou que o Paraná tem a 2ª maior população tradicional da região Sul atrás do Rio Grande do Sul.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.