O domingo (30) terá shows musicais e artísticos, feira de expositores, oficina, comidas e quitutes juninos; tudo em frente ao Ouro Verde
Uma festa junina aberta a todo o público londrinense levará muita música, arte, gastronomia, oficinas e produtos variados para o Calçadão Central, em frente ao Teatro Ouro Verde, neste domingo (30). Promovido pelo projeto Feira Flua Cultura, o evento temático de São João traz programação especial com o intuito de proporcionar momentos felizes e agradáveis de lazer, em clima de ‘arraiá’, estimulando a economia criativa local e valorizando os artistas da cidade. A agenda terá atividades das 12h às 17h.
A iniciativa tem produção do Coletivo Flua Cultura e é realizada pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura, e Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ainda tem apoio da Rádio UEL.
A expectativa para domingo, encerrando junho de forma festiva, é ver o Calçadão movimentado, fervilhando cultura e vida, em um encontro popular que terá 18 atrações, sendo 13 expositores e 5 apresentações musicais e artísticas. A programação envolve gastronomia, artesanato, vestuário, cosméticos, artes visuais, cerâmicas, aromas e outros. Os empreendimentos, aprovados por edital, são a Estância Baobá, Mirante Alquimias Gustativas, Izabela Bombo, Levemeleve, Loja Madá, Desce Do Muro, Natalia Andreetta, Fih de baiano, Lig Café, Terrárea, POSTe camisetas, CurandeiraStore, Macramêodara.
O time musical, por sua vez, traz diferentes linguagens e estilos, mas sempre convergindo à atmosfera junina. Iniciam as atividades o grupo de forró Trio Maestra, às 12h, seguido pelo show de As Gauchinhas, tocando música regional em formato duo de acordeom e violão. Depois, a força da percussão do Baque de Obá Kossô chega ao evento para encerrar a programação às 17h. Todas as atrações irão ocorrer em frente ao Ouro Verde, no Calçadão da Praça Willie Davids.
Outro componente artístico, a partir das 12h, é a oficina com o coletivo Fio da Meada, de Danças e Brincadeiras Tradicionais Brasileiras, que deve dar ainda mais alegria ao evento e os estandartes juninos, um colorido especial à festa; eles foram produzidos durante a Oficina Saudando os Santos na Escola Jardim Alvorecer, conduzida por Vanessa Rodrigues.
Conforme contou a produtora cultural, integrante do Coletivo Flua Cultura e uma das idealizadoras do projeto Feira Flua Cultura, Rafaela Rodrigues, a equipe organizadora prevê um evento de ampla participação do público. “Estamos sendo bem correspondidos na fase de montagem e divulgação, a mídia tem feito uma cobertura bem completa e aguardamos um movimento rico e diverso. Os preparativos seguem caminhando como o planejado, fluindo com tranquilidade, e a previsão de um clima mais frio vai encaixar muito bem com as opções de almoço e alimentação para o dia todo”, destacou.
A escolha do Calçadão, contextualizou Rodrigues, celebra a riqueza cultural e histórica de Londrina, possibilitando a oportunidade de vivenciar o espaço público com plenitude. “A Orquestra Bravi estará abrindo a festa no domingo, às 10h30, no Teatro Ouro Verde, em um concerto emocionante de São João. A Feira Flua Cultura se inicia na sequência, às 12h, com uma programação também imperdível com muita música, arte e cultura popular”, convidou.
Ao todo, entre expositores, atrações musicais e artísticas e bastidores de produção, mais de 50 pessoas estão envolvidas nessa edição junina do Flua Cultura.
Para a diretora de Incentivo à Cultura, Sonia Regina Dias, a Feira é um evento que se distingue pela diversidade cultural e ampla socialização, oportunizando acesso ao público de forma bastante democrática. “Nesta edição junina, no coração de Londrina e local de maior movimentação popular no Centro, espera-se que seja uma festa para toda a comunidade aproveitar ao máximo as atividades oferecidas. Eventos como este trazem mais vida aos espaços públicos e são uma opção interessante de lazer”, afirmou.
Gastronomia e estrutura – Para oferecer o melhor ao público, garantindo conforto e bem-estar, a produção do evento colocará tenda no local para oferecer sombra, bem como mesas e cadeiras para quem quiser almoçar pelos arredores, além de banheiros químicos e brinquedos para a criançada.
Buscando agradar gostos variados, os sabores da Feira Flua Cultura de São João incluem feijoada completa no almoço, caldos e outras guloseimas, entre tapioca doce ou salgada, pipoca, milho verde, pastel, sucos e refrigerantes. E quitutes tradicionais das festas juninas estarão presentes também, com delícias como paçocas, pés de moleque, doces de abóbora e outros produtos vendidos pelos alunos da Funcart.
Para que o Calçadão esteja o dia todo de domingo (30) repleto de cultura, o público que sair do Teatro Ouro Verde após o Concerto de São João, atração que antecede a Feira Flua Cultura, a partir das 10h30, será recepcionado pelos Gigantes de São João, performance da Primavera Jataí que puxa o público para emendar com a festa junina.
Próximas edições do Flua – A primeira edição da Feira Flua Cultura ocorreu em maio deste ano, na Funcart, e foi um grande sucesso, tanto de público quanto para os expositores, todos escolhidos através de editais. Mais duas edições da Flua Cultura estão programadas para 2024: uma em agosto, para o Dia dos Pais (no dia 10) e outra em outubro, marcando o Dia das Crianças (no dia 12), sempre com acesso livre e gratuito.
O edital para artistas e expositores interessados em participarem da próxima Feira Flua Cultura abre no dia 9 de julho e fecha no dia 27 do mesmo mês.
Sobre o projeto – A Feira Flua Cultura faz parte da retomada das atividades do Coletivo Flua Cultura de uma forma bastante inovadora e repleta de significado para a cena cultural de Londrina. A iniciativa não apenas marca a retomada das atividades do coletivo, mas também representa um novo capítulo em sua missão de conectar a comunidade local com a arte e a cultura.
O coletivo é uma realização independente e é atualmente composto por Thalita Deldotti Alcantara, musicista e produtora cultural; João Ribeiro, produtor cultural e Rafaela Rodrigues, produtora cultural e publicitária.
Fonte: Blog Londrina