Mais de seis mil empresas foram abertas no Paraná sem necessidade de alvará, só neste ano. O dado é do Sebrae-PR. O Paraná é o único estado da Federação que mede, atualmente, quantas empresas foram abertas sem a necessidade de alvará, desde que sejam enquadradas como empresas de baixo risco.
Desde fevereiro, mais de seis mil empresas foram abertas na modalidade considerada de “baixo risco”, onde é dispensado o ato público para a abertura.
O gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Padilha, afirma que este é um reflexo do trabalho de simplificação dos procedimentos, resultado do Decreto de Baixo Risco, firmado durante a abertura da Feira do Empreendedor do Sebrae/PR, no final do ano passado.
O documento facilita a abertura de empresas dispensando licenças para 771 classificações nacionais de atividades econômicas (CNAEs).
De 31 de janeiro a 23 de junho de 2024, o Paraná registrou 33.344 novas empresas, das quais 6.302 (18,90%) foram beneficiadas. O selo de baixo risco facilita o processo de abertura, ao indicar que os negócios cumprem critérios de segurança e eficiência estabelecidos pelo Decreto.
Fonte: Bem Paraná