A Arquidiocese de Londrina apresentou nesta segunda-feira (22) uma cartilha de orientação política que foi produzida e lançada pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ou seja, o regional que representa a Igreja Católica do Paraná junto à instituição. O documento de 24 páginas foi dividido em três partes, apresentando a relação da Igreja com a sociedade; explicando como funciona o pleito municipal; e também pontuando o que é a política.
“Essa cartilha atende a um objetivo da Igreja de continuar dando orientação segura de uma verdadeira política, da melhor política para o nosso povo. É uma contribuição de fato à cidadania. É uma questão também religiosa, porque trata de ética, da justiça, mas ao mesmo tempo é uma questão da sociedade”, destacou dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2.
O tema da cartilha é a esperança e o lema “A esperança não decepciona”, versículo extraído do livro de Romanos (Rm 5,5) da Bíblia. A inspiração para basear as reflexões foi da proposta do Papa Francisco para o Jubileu Ordinário de 2025 que será vivenciado na Igreja Católica de todo o mundo: “Peregrinos da Esperança”.
“A nossa vocação é para a eternidade em Deus. A política contribui sobremaneira para possamos ter desde já a valorização plena da dignidade humana. A valorização da justiça social, da educação, para que todas as pessoas possam viver o melhor de si e dos seus talentos, a questão da saúde, da segurança, da moradia. Quando queremos contribuir como Igreja é com esse pensamento para que é o avanço de tudo isso continue acontecendo”, pontuou.
O documento é apartidário, o que foi reforçado pelo arcebispo. “Nosso problema não é fé, mas a falta de formação política. Queremos combater essa ignorância para que de fato as pessoas possam votar bem, com responsabilidade”, frisou.
Fonte: O Bonde