A atleta de arremesso de peso Lívia Avancini conseguiu decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS) e vai participar das Olimpíadas de Paris 2024, que começaram nesta quinta-feira (25), com cerimônia de abertura nesta sexta (26). Lívia é atleta do projeto Londrina Atletismo, da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), da Prefeitura Municipal de Londrina, que conta com apoio da UEL. Lívia treina na pista de atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) há 20 anos, desde que passou a integrar o projeto municipal – e desde que iniciou no esporte.
A atleta foi barrada pelo CAS e não embarcou junto da delegação brasileira em um primeiro momento, ainda que tenha obtido classificação pelo ranking de pontos de sua categoria. Segundo o comitê, a esportista não havia feito um número suficiente de testes antidoping antes da competição. Contudo, a esportista obteve decisão favorável e embarcou para a capital francesa nesta sexta, pela manhã, a tempo de integrar a comissão brasileira na abertura da maior competição esportiva do planeta.
Nome de peso
Lívia Avancini é londrinense, tem 32 anos e, desde os 12 anos, treina na pista de atletismo do Cefe, no projeto Londrina Atletismo. Acumula várias medalhas em sua carreira: foi campeã sulamericana e obteve nove pódios seguidos no Troféu Brasil. Ela também disputou o último Mundial de Atletismo, em 2023. Ocupa o lugar de nº 33 no ranking mundial do arremesso de peso.
A atleta estreia na competição no dia 8 de agosto, às 5h25, na primeira fase eliminatória.
Fonte: O Perobal