Organização Mundial da saúde declarou emergência em saúde pública global sobre o cenário da doença
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta com orientações sobre a Mpox, antes conhecida como “varíola dos macacos”. A nota é sobre como proceder no atendimento a pacientes com suspeita de Mpox, após a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar que o cenário da doença no continente africano constitui emergência em saúde pública global, principalmente pelo avanço da nova variante
Segundo Felipe Remondi, chefe de vigilância em Saúde da 17ª Regional em Londrina, o mundo todo já tem um novo olhar para essa doença.
Felipe explica os principais sintomas da Mpox.
Apesar do cuidado redobrado, o chefe de vigilância em saúde da 17ª Regional explica que a doença é leve, e que o principal cuidado, após a contaminação, é o isolamento.
O diagnóstico da doença é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste deve ser feito em todos os pacientes que forem enquadrados na definição de caso suspeito. As amostras são direcionadas para os laboratórios de referência pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Fonte: CBN Londrina