Com o objetivo de ampliar a aprofundar as ações da Campanha UEL na Luta Contra o Racismo, a Universidade Estadual de Londrina retomou, na tarde desta quinta-feira (10), curso de formação continuada para servidores públicos, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina (PML). Realizado pela primeira vez na UEL em 2023, o curso de Letramento Racial – Tecendo Diálogos para Práticas Antirracistas tem o objetivo de oferecer conhecimentos sobre questões étnico-raciais e outros tópicos envolvendo o combate ao racismo, e é fruto de uma parceria institucional firmada há um ano.
Na segunda edição do curso, que teve início na tarde desta quinta, no auditório da PML, 40 vagas foram ofertadas para gestores das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, além de chefes de divisões das duas instituições. As atividades foram coordenadas pela diretora do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Pâmela Paulino Gonçalves, e pela Gestora de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Londrina, Juliana Bueno.
Conforme a coordenadora do NEAB, a professora Marleide Perrude, o curso de Letramento Racial propõe introduzir a temática racial com o propósito de promover reflexões que possibilitem a interpretação de códigos e práticas racistas que estão no cotidiano. Ao mesmo tempo, tem o objetivo de problematizar a ideia de raça como conceito central para a análise e percepção da realidade e discutir os conceitos ligados ao racismo estrutural, racismo institucional e suas implicações no cotidiano. Outro objetivo central é formar os participantes para identificarem, contextualizarem e excluírem do vocabulário expressões racistas.
Ao lado da professora Marleide, atuam na organização da iniciativa a diretora do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), Angela Maria de Sousa Lima, o Pró-Reitor de Recursos Humanos da UEL, Leandro Altimari, a secretária municipal de Recursos Humanos de Londrina, Juliana Faggion Bellusci, as gestoras de Igualdade Racial Maria de Fátima Beraldo e Juliana Bueno, e os servidores Antônio Bezerra (ProRH) e Marcelle Diorio (SMRH).
Os próximos três encontros serão realizados semanalmente durante o mês de outubro e contarão com as presenças das representantes do Serviço de Bem-Estar à Comunidade da UEL Gilza Kaingang e Esther Mariane Nascimento, e Beatriz Batista Silva, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina.
Fonte: O Perobal