Esta terça-feira, 15 de outubro, é Dia do Professor. A data rememora decreto que criou o ensino elementar no Brasil ainda durante o período Imperial. Pelo marco, todas as cidades deveriam ter Escolas de Primeiras Letras – hoje, o ensino fundamental. O documento tratava de assuntos como a descentralização do ensino, o salário dos professores e as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender.
A despeito da importância, condições de trabalho cada vez mais precarizadas, violências nas escolas, salário baixos têm levado a baixa atratividade da carreira entre as novas gerações. Em períodos eleitorais, o papel da educação e do professorado são assuntos preponderantes.
Atualmente, a rede municipal de Londrina conta com aproximadamente 47 mil alunos, atendidos por 61 centros de educação infantil parceiros, 33 centros municipais de educação infantil e 88 escolas municipais.
Confira as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), e o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) para a educação.
Professora Maria Tereza (PP)
- Reformar, ampliar e construir unidades escolares e creches, com destaque para: concluir as 12 unidades escolares já em execução de reforma, ampliação ou construção; iniciar as obras das 2 unidades aguardando aprovação de projetos (Bem Viver e Três Bocas); iniciar 14 ampliações de unidades com caucionamento, sendo (4 na Zona Norte, 5 na Zona Sul, 4 na Zona Oeste e 1 na zona Leste); 2 novas unidades com caucionamento (Escola da Gleba Palhano e Jardim Santo André); 4 creches com recursos do governo estadual (3 na Zona Norte e 1 na Zona Sul); 1 creche com recursos do governo federal (Zona Norte);
- Desenvolver e implementar um plano de expansão do atendimento em tempo integral, incluindo a construção de novas infraestruturas, contratação de pessoal qualificado, e a criação de programas educativos e extracurriculares diversificados;
- Criar um projeto específico para a contratação de profissionais de apoio na rede municipal de educação;
- Desenvolver e implementar um plano de contratação para profissionais de apoio;
- Ampliar as vagas para Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas instituições especializadas: aumentar o número de vagas e recursos para AEE, garantindo que mais alunos com deficiência tenham acesso a suporte educacional adequado;
- Dar continuidade aos convênios e repasse de verbas para a educação: assegurar a continuidade e regularidade dos repasses financeiros destinados às instituições educacionais parceiras, para garantir a sustentabilidade e qualidade dos serviços;
- Implementar atendimento multidisciplinar por regiões: criar e expandir equipes multidisciplinares em cada região, por meio de polos, para oferecer suporte e atendimento especializado aos alunos da rede municipal;
- Climatizar as salas de aula: implementar um programa de climatização das salas de aula, incluindo a instalação de sistemas de ventilação e ar-condicionado, para criar um ambiente de aprendizagem mais confortável;
- Regulamentar a função de professor mediador: desenvolver e aprovar regulamentações específicas para a função de professor mediador;
- Tornar o programa “Vida” uma política pública com acompanhamento especializado: implementar o programa “Vida” como uma política pública formal, com acompanhamento contínuo e especializado para garantir sua efetividade e integração nas políticas educacionais;
- Assegurar a continuidade e a institucionalização do programa “Vencer” para promover a prática esportiva e o desenvolvimento integral dos alunos: propor e elaborar um projeto de lei para institucionalizar o programa “Vencer”;
- Aumentar o número de unidades e crianças atendidas pelo programa Arquitetando o Futuro: expandir a construção e renovação de unidades do programa para atender um maior número de crianças;
- Incentivar a formação avançada e a qualificação profissional;
- Criar programas de bolsas de estudo e parcerias com universidades;
- Implementar infraestrutura tecnológica nas unidades escolares;
- Investir em equipamentos e tecnologias educacionais de ponta para apoiar o ensino e a aprendizagem.
Tiago Amaral (PSD)
- Ampliar a permanência das crianças nas escolas municipais, por meio de contraturno ou ensino em tempo integral;
- Zerar filas das creches com ampliação das creches filantrópicas e chamamento público para que a rede particular ofereça vagas ociosas, recebendo o mesmo valor que é pago às creches filantrópicas;
- Viabilizar atendimento digno e de qualidade a todos os alunos com deficiência, reforçando o quadro de profissionais na rede municipal, com agentes de apoio nas turmas que tenham crianças especiais;
- Organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) para diagnosticar e atender pessoas com deficiência e transtornos, em parceria com serviços e instituições de ensino superior, envolvendo as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social;
- Implantar a análise do comportamento aplicada – “ABA” para inclusão dos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Assegurar condições adequadas de trabalho, programa de acolhimento, atenção e apoio ao professor;
- Para as creches filantrópicas, é revisão do valor repassado para a merenda;
- Criação de escolas municipais militares;
- Implantar um projeto-piloto para Escola Municipal Bilíngue, com aulas em Português e Inglês;
- Implantar uma Escola Agrícola em Londrina;
- Parceria com a Guarda Municipal para ampliar programas de segurança nas escolas, como forma de prevenir que crianças sejam vítimas de ações delituosas ou desvios de conduta;
- Qualquer abordagem educacional respeitará o direito dos pais e responsáveis de direcionarem a formação moral e ética de seus filhos, de acordo com suas convicções pessoais;
- Desenvolvimento de habilidades essenciais, como linguagem, matemática, ciências, tecnologia, criatividade, ética, educação financeira e educação física;
- Reforço dos valores da Pátria. Ensino sobre a história de Londrina, do Paraná e do Brasil.
Tiago Amaral e Professora Maria Tereza receberam 42,69% e 23,64% dos votos respectivamente, e disputam o segundo turno no próximo 27 de outubro.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.