Com foco na Poliomielite, Dia D da campanha será realizado no próximo sábado em 10 Unidades Básicas de Saúde de Londrina
O balanço parcial, divulgado pela Secretaria de Saúde de Londrina nesta segunda-feira, mostra que uma semana após o início da Campanha foram aplicadas menos de 600 doses contra a Polio, número que representa apenas 2% da cobertura vacinal do grupo prioritário, as crianças de um a quatro anos.
Elas estão recebendo a Vacina Oral, desde que já tenham o esquema inicial com três doses do imunizante Inativado. O objetivo é alcançar 95% de cobertura, além de reduzir o número de não vacinados nas outras faixas etárias.
Segundo a Secretaria de Saúde de Londrina, os menores de 1 ano também devem ir às UBSs para uma avaliação individual e, se for o caso, para uma atualização da caderneta. O município tem atualmente 6 mil crianças de zero a um ano que devem fazer essa verificação.
As Unidades estão atendendo das 7h às 19h e para ser vacinado é preciso fazer o agendamento na unidade mais próxima de casa. A lista completa com os endereços e telefones de contato estão no site da Secretaria Municipal de Saúde.
Além da Polio, a Campanha Nacional de Multivacinação está oferecendo imunizantes para a Hepatite A e B, a Penta, a Pneumocócica, a da Febre amarela e a Tetraviral, que protege contra Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela. Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas contra o HPV, Hepatite B e a Meningocócica conjugada, entre outras.
A novidade é que a última Unidade que ainda era exclusiva para vacinação da Covid, a do Ouro Branco, na Zona Sul, volta ao atendimento geral e a partir desta terça-feira também participa da campanha, que vai ter Dia D neste sábado, das 8h às 14h. Em Londrina, dez UBSs estarão abertas: a do Vivi Xavier e João Paz (região norte); Itapoã e Eldorado (sul); Armindo Guazzi e Marabá (leste); Alvorada e Santa Rita (oeste); e Guanabara e Centro (centro).
De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas contra a Covid podem ser administradas junto com qualquer imunizante, na população a partir de três anos.
A Campanha vai até 9 de setembro e na hora de tomar a vacina a criança ou adolescente deve ter um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteirinha de vacinação.
Fonte: CBN Londrina