Atividades infantis, hip hop, samba, forró e rock são algumas das atrações confirmadas
Neste domingo, dia 26, acontece a primeira edição do evento “Manifestança Primavera da Democracia”. O evento busca celebrar a democracia junto com a chegada da primavera. A programação é gratuita e está recheada de atrações culturais, artísticas e musicais e acontece a partir das 15h e vai até as 22h. Atividades infantis, hip hop, samba, forró e rock são algumas das atrações confirmadas.
Segundo Kennedy Piau, professor do departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante da Comissão UEL pela Democracia, devido a previsão de chuva para o domingo, o local do evento foi transferido. Antes aconteceria na Barragem do Igapó I, agora acontecerá na Vila Cultural Canto do Marl, localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 3241. Em local aberto, o público estimado era de 2 a 4 mil pessoas, já no novo local, Piau comentou que a capacidade de lotação é menor, cerca de 572 pessoas e, por isso, é indicado chegar já no início para garantir a vaga.
Essa defesa e celebração da democracia proposta pelo evento é uma forma de protesto aos setores da sociedade que defendem a ruptura democrática, isto é, o ataque ao SUS, diminuição dos direitos da população e dos trabalhadores e o negacionismo da ciência. “A gente articulou esse leque grande de parceiros, principalmente, com o movimento cultural, porque é o setor dos trabalhadores que foi muito impactado tanto pela pandemia, quanto pelo atual governo que a gente vive”, explicou o professor.
A organização do evento é feita pela Comissão UEL pela Democracia, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Coletivo de Sindicatos de Londrina, Frente Feminista e Fórum Permanente de Cultura. Além disso, também conta com o apoio Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e da Pró-Reitoria de Extensão da UEL. O patrocínio do evento fica por conta do Coletivo Quizomba, Vila Cultural Alma Brasil, Sindprol/Aduel, Sindserv Londrina, Sindprevs e APP Sindicato Londrina.
Matéria da estagiária Raquel Cassitas, sob supervisão.