Ao longo de outubro, atividades vão abordar diferentes assuntos, entre eles saúde e finanças; haverá também mutirão de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em vários locais
Em comemoração a mais um Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) de Londrina divulga uma programação especial para todo o mês. As ações incluem palestras, capacitações e mutirão de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) e outros locais.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a população para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e assistir a população idosa.
A secretária da pasta, Andrea Ramondini Danelon, disse que o Mês da Pessoa Idosa é comemorado com muita alegria em Londrina. “ A Secretaria Municipal do Idoso tem o compromisso de trazer para discussão, todos os anos, o tema envelhecimento. Estamos em um acelerado processo de envelhecimento e precisamos trabalhar com toda a sociedade os direitos das pessoas idosas, as oportunidades, as vulnerabilidades e o planejamento de políticas públicas para essa parcela da população que mais cresce no Brasil”, destacou.
A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, contou que a programação deste ano está completa, com atividades que abordam assuntos diversificados e todos de grande importância. “Ela é direcionada tanto para o público idoso quanto para os profissionais que trabalham na área do envelhecimento. Discutir as vulnerabilidades e possibilidades da velhice é algo urgente”, afirmou.
Programação
Haverá três palestras no auditório da Caapsml (Avenida Duque de Caxias, 333), voltadas para as equipes que trabalham com os idosos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas e privadas, como assistentes sociais psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e coordenadores. Os interessados devem se inscrever pela internet, aqui. As inscrições encerram hoje (30), às 17h. A realização é da SMI, com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A primeira palestra, abrindo a programação do Mês da Pessoa Idosa, será na terça-feira (4), às 9h, sobre Envelhecimento e Sexualidade. O palestrante será o docente do curso de Jornalismo da UEL, Régis Moreira, com graduação também em gerontologia e pós-doutorado em sexualidade.
A próxima palestra será no dia 18, às 9h, sobre Relacionamento Interpessoal de Equipes de Saúde e Sigilo Profissional, com a docente de Enfermagem da UEL, Solange Gomes Dellaroza. Por fim, no dia 25, também às 9h, outra docente de Enfermagem da UEL, Regina Célia Bueno Rezende Machado, discorrerá sobre Saúde Mental das Pessoas Idosas e Funcionários das ILPIs no pós-pandemia.
OAB – Na terça-feira (4), às 18h30, haverá duas palestras realizadas pela OAB-PR Subseção Londrina, na sede do órgão (Rua Governador Parigot de Souza, 311). A primeira será sobre Saúde da Pessoa Idosa, com o médico geriatra Marcos Cabrera, docente do curso de Medicina da UEL, mestre em Medicina Interna e doutor em Cardiogeriatria.
A segunda palestra na sede da OAB abordará Empréstimo Consignado. Ela será ministrada pelo advogado Flávio Henrique Caetano de Paula Maimone, doutorando em Direito Negocial pela UEL, diretor do Brasilcon, autor e coautor de artigos e livros jurídicos.
O público-alvo dessas palestras são os idosos, mas qualquer pessoa pode participar. Não é necessário fazer inscrição prévia; e os CCIs de Londrina vão levar os idosos que participam dos centros, de ônibus, para assistirem as palestras.
Mutirão de testes rápidos
Além do Dia Internacional do Idoso, também em outubro, especificamente no terceiro sábado, foi instituído o dia Nacional de Combate à Sífilis, conforme a Lei federal 13.430/2017, que tem como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis.
Diante dessas datas tão importantes para a saúde coletiva, a Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará ação coletiva de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, em todas as regiões da cidade, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, essas ações em parceria com a SMI são formas de incentivar o cuidado do idoso com a própria saúde, além de divulgar o serviço de testagem, que fica disponível regularmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “É muito necessário e importante lembrar que essas Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, são um problema para o jovem, para o adulto e também para o idoso. A população acima dos 60 anos está cada vez mais ativa, seja no mercado de trabalho, na sociedade e também com sua sexualidade. Por isso, o idoso também precisa receber orientações e, se necessário, contar com esse serviço disponível na Atenção Primária”, explicou.
No dia 18, o Mutirão será realizado no CCI Norte (Rua Luiz Brugin, 570); no dia 20 no CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260); e no dia 25, no CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111). Além destes locais, a ação também será realizada, dia 26, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Rua Grajau, 257, Vila Nova); e no dia 27, na Paróquia Santo Antônio (Rua Jair Carvalho de Oliveira, 280).
Outras ações
No dia 14, a partir das 10h, o coordenador do Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento (CEFE), Dácio Vilar, vai entrevistar a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Luciana Alvarez. Ao longo da entrevista serão abordados os 23 anos do CMDPI e suas principais ações em prol da população idosa de Londrina. Esta atividade será realizada na sede do CEFE, localizado na Rua Araçatuba 490, Jardim Amaro.
No dia 17, a partir das 14h, o CCI Norte vai sediar duas palestras realizadas pelo CMDPI. Uma sobre aposentadoria, ministrada pela vice-presidente do conselho e membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB-Londrina, Sania Estafani. A outra terá como tema Benefício de Prestação Continuada (BPC), com um representante do INSS. Qualquer pessoa pode participar e não é necessário fazer inscrição com antecedência.
Por fim, encerrando a programação do Mês da Pessoa Idosa, no dia 20, a partir das 20h, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza uma capacitação para apresentar a Resolução CMDPI nº 015/2022 – Banco de Projetos do FMDPI, de Fluxo Contínuo (captação de recursos via FMDPI). Sediada no auditório da Caapsml, a iniciativa é voltada para conselheiros do CMPDI e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), e não é preciso se inscrever para participar.
Fonte: Redação Blog Londrina