Novo mutirão será neste sábado (22), com 23 UBSs abertas para atender população. Agendamentos podem ser feitos por telefone ou de forma presencial.
Como parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado (15), o primeiro mutirão de atendimentos relacionados à campanha.
Na ocasião, 19 Unidades Básicas de Saúde participaram com exame das mamas e coleta do exame preventivo para câncer de útero, conhecido como Papanicolau.
De acordo com balanço divulgado pela prefeitura, das 1.946 vagas disponibilizadas para realização do procedimento, 1.479 foram agendadas. No dia, 973 atendimentos foram feitos pelas equipes de Saúde, segundo o Município. Ou seja, uma ausência de 34% das pessoas que marcaram horário para o Dia D.
Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, em entrevista concedida à imprensa no último sábado, durante a ação, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ele disse, ainda, que a ideia com o mutirão é possibilitar que mais mulheres possam fazer os exames e cuidar da própria saúde.
Durante o sábado (15), os atendimentos também possibilitaram que fossem agendados outros exames relacionados. O público-alvo para as ações ligadas ao câncer de mama são mulheres que tenham entre 50 e 64 anos. Já para o câncer de colo de útero, a faixa etária é mais ampla, entre 25 e 64 anos.
Já neste sábado (22), um novo Dia D será realizado pela prefeitura, das 8h às 14h, desta vez com mais UBSs participando. Ao todo, serão 23 unidades abertas para atender à população. O agendamento é necessário e pode ser feito tanto por telefone, como também diretamente na Unidade Básica de Saúde da preferência, de forma presencial”.
Entre as UBSs que vão participar da iniciativa, neste sábado (22), estão Armindo Guazzi e Marabá, na zona leste, como também das unidades Vivi Xavier e Aquiles, na região norte. Estarão abertas ainda os postos da Vila Brasil e CSU, no centro da cidade, as UBSs Ouro Branco e San Izidro, na zona sul, e as unidades Jardim do Sol e Cabo Frio, região oeste de Londrina.
Ainda como parte do Outubro Rosa, na cidade, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres está arrecadando, até o fim deste mês, produtos de higiene e beleza, que serão destinados a entidades que ajudam pessoas diagnosticadas com câncer.
Os pontos para entrega dos produtos estão distribuídos em diferentes locais de Londrina, entre eles o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina (BPW Mulher), a Faculdade Pitágoras/Unopar e a sede da Prefeitura de Londrina, na entrada para servidores.
Fonte: Redação CBN Londrina