Em Curitiba, a Aliança Nacional LGBTI, o Grupo Dignidade e a agência de publicidade OpusMúltipla criaram uma campanha chamada “Igualdade na veia” chamar atenção para a causa
A agência de publicidade OpusMúltipla, de Curitiba, é uma das finalistas do Effie Awards Brasil neste ano, por uma campanha que incentiva a doação de sangue por homossexuais. A premiação acontece em São Paulo, no próximo dia 8 de novembro.
No ano passado o Senado aprovou o projeto de Lei 2.353/2021, que proíbe a discriminação de doadores de sangue com base na orientação sexual. O texto, que é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede) está na Câmara dos Deputados.
Apesar de a pauta estar avançando, isso aconteceu a passos lentos. Em 1989 havia quatro grupos considerados de risco e, portanto, impedidos de doar sangue: homossexuais, dependentes químicos que faziam uso de injetáveis, prostitutas e hemofílicos.
A questão começou a avançar quando o Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.543/DF, impetrada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) após articulação da Aliança Nacional LGBTI, declarou inconstitucional a Portaria 158/2016, do Ministério da Saúde, e da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 34/2014, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No entanto, os ativistas LGBTQIA+ ainda aguardam aprovação e sanção da lei. “É uma luta contínua. Mesmo que não seja proibido, precisamos de uma Lei que reconheça. Chamamos de positivar o direito”, explica Toni Reis, da Aliança e do Grupo Dignidade.
Visibilidade
Em Curitiba, a Aliança Nacional LGBTI, o Grupo Dignidade e a agência de publicidade OpusMúltipla criou uma campanha chamada “Igualdade na veia” chamar atenção para a causa.
Na agência, o marido de um funcionário foi doar sangue em 2017, mas acabou impedido por conta da normativa do Ministério da Saúde. Isso causou indignação na equipe, que procurou o Grupo Dignidade e começou a trabalhar na campanha.
A campanha foi lançada em 2018 durante a Parada do Orgulho em São Paulo e repetida em outras capitais.
Uma bandeira com as cores do arco-íris, que representa a diversidade, tinha a parte vermelha mais larga que as demais cores. Neste trecho estava escrito “temos muito sangue que poderia estar na veia de quem precisa”.
A movimentação ajudou na conscientização para aprovação da Lei no Senado e deve receber no mês que vem o primeiro prêmio Effie, que destaca as ações de marketing e comunicação em diversas categorias. A agência foi reconhecida na categoria “Sem Fins Lucrativos”.
O head de estratégia criativa da OpusMúltipla, Renato Cavalher, explica que o prêmio é um reconhecimento não só à criatividade. “É interessante porque o prêmio olha mais para a estratégia dos cases. É um reconhecimento importante de uma campanha por respeito e pela dignidade das pessoas”.
Fonte: Redação Plural