Presidente eleito nomeou nesta sexta-feira os primeiros cinco ministros do novo governo, entre ele o da Defesa
Nesta sexta-feira (9), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os primeiros cinco ministros que vão compor o seu novo governo, a partir de 2023. Entre os nomes anunciados, está José Múcio Monteiro, ex-conselheiro do Tribunal de Contas da União e ex-deputado federal que vai comandar o Ministério da Defesa. Caberá a ele a coordenação e articulação do governo com os militares.
Com a nomeação de Múcio, também foram confirmados os nomes dos novos Comandantes das Forças Armadas a partir de 2023. Questionado pela imprensa sobre o critério que fundamentou a decisão, o novo ministro da Defesa disse que foi o “tradicional”:
“Sistema absolutamente tradicional. É o mais antigo de cada Força, na Marinha, no Exército e na Aeronáutica. No Exército, ficou o general Arruda. Na Aeronáutica, ficou o Damasceno. Na Marinha, ficou o almirante Olsen”, disse o novo ministro, conforme publicado pelo Portal UOL.
Exército
José Múcio Monteiro anunciou, ainda na sexta-feira, o nome do General Júlio César de Arruda. Ele é natural de Cuiabá, no Mato Grosso, e foi incorporado ao Exército em março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas. Ele foi declarado aspirante a Oficial da Arma de Engenharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1981. Teve ainda atuação em áreas de engenharia e administração do Exército.
Marinha
O Almirante de Esquadra, Marcos Sampaio Olsen, ingressou na Marinha em 1979 e atualmente exerce o cargo de Comandante de Operações Navais. Ele atuou também como Diretor do Pessoal Civil da Marinha; Comandante da Força de Submarinos; Assessor do Comandante de Operações Navais; Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; Diretor de Hidrografia e Navegação e Diretor de Obras Civis da Marinha
Aeronáutica
O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno nasceu em Canoas, no Rio Grande do Sul, e, entre outras atividades, exerceu os cargos Chefe da Seção de Instrução e Doutrina do Grupo de Transporte Especial.
Ainda foi Chefe da Seção de Apoio à Decisão do Estado-Maior da Aeronáutica; Assistente do Ministro da Aeronáutica; Assessor Parlamentar do Comando da Aeronáutica, Adido de Defesa e de Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil em Paris/ França; Adido de Defesa e de Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil em Bruxelas/Bélgica; Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional; Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
O atual comandante da Aeronáutica, o Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Bapista Júnior, desejou “felicidades e realizações em suas missões” ao novo comandante. Disse ainda que a Força Aérea “terá um líder nato” no comando.
Nesta sexta-feira, Múcio Monteiro também anunciou o nome do novo comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que ficará sob o comando do Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
Além de Múcio Monteiro, o presidente Lula confirmou os nomes de Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda; Rui Costa, na Casa Civil; Flávio Dino, no Ministério da Justiça e o embaixador Mauro Vieira, nas Relações Exteriores. Estes são os primeiros anunciados.
A cantora Margareth Menezes aceitou o convite para ser ministra da Cultura, no entanto, o governo Lula ainda não divulgou oficialmente o nome da cantora para a pasta. Lula ainda deve confirmar, ao longo desta semana, os demais integrantes do novo governo.
Fonte: Redação Brasil de Fato