Por outro lado, DER garantiu que impasse com o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional por conta de possíveis sítios arqueológicos na região já foi resolvido.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nesta quinta-feira (9) um balanço dos trabalhos que já foram realizados e que estão em andamento na duplicação da PR-445 entre o distrito de Lerroville, em Londrina, e o município de Mauá da Serra. Segundo o que o órgão repassou por meio da Agência Estadual de Notícias (AEN), a obra teve avanços na construção do novo sistema de drenagem e de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros. Esses dispositivos evitam que a água das chuvas se acumule sobre o pavimento, danificando as pistas ou causando acidentes. Também foram iniciados os serviços para implantação de um passa fauna e de terraplanagem do trecho nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual.
O serviço contempla 27 quilômetros de rodovia e está orçado em R$ 148 milhões. É a segunda etapa de um plano do governo para a duplicação de toda a PR-445 para quem está indo ou vindo de Curitiba. A obra terá um viaduto no acesso ao município de Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente. Na primeira fase dos trabalhos, foram duplicados 17 quilômetros entre a zona sul de Londrina e o distrito de Irerê a um custo de R$ 93 milhões.
Nesta segunda etapa, os trabalhos estão sendo marcados por alguns contratempos. A obra, inclusive, começou com atraso por conta de um impasse com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que exigiu estudos para investigação de um sítio arqueológico na região. De acordo com o DER, essa questão foi resolvida e a obra já conta com aprovação para liberação e execução dos trabalhos em toda a extensão do trecho contemplado. Mas há ainda pendente o levantamento de fauna exigido pelo Instituto Água e Terra (IAT), que, segundo o governo, está prestes a ser concluído.
Tanto é que, atualmente, dois trechos da rodovia estão recebendo as melhorias, enquanto que um trecho de maior extensão, de cerca de 10 quilômetros, deve ser liberado em breve pelo IAT. Neste local foram realizadas duas campanhas de levantamento de fauna, conforme exigência do órgão ambiental, cujo relatório será enviado para análise. A liberação permitirá a abertura de mais uma frente de trabalho, garantindo maior ritmo à obra.
Outro impasse enfrentado é a insatisfação dos moradores de Lerroville com a retirada do projeto original da obra da construção de um viaduto no acesso ao distrito. Eles, inclusive, chegaram a realizar protestos na rodovia no final do ano passado para cobrar pela execução da intervenção. Depois do apelo, reuniões foram realizadas e o governo voltou a cogitar a construção da estrutura, que ainda não está garantida. As informações são do deputado estadual Tercílio Turini, do PSD, que acompanha de perto o andamento dos trabalhos.
Pode ser que o viaduto seja construído somente na terceira etapa dos trabalhos, com a duplicação de trecho da rodovia localizado entre os distritos de Irerê e Lerroville. As obras, orçadas em mais de R$ 300 milhões, devem ser licitadas no segundo semestre deste ano e fazem parte de um pacote de melhorias anunciado pelo governo esta semana. A expectativa é de que o serviço tenha início em 2024.
Fonte: Redação CBN Londrina