Manifestantes realizaram, nesta sexta-feira (15), em Londrina, um ato que fez parte da mobilização nacional pelo fim da escala de trabalho 6×1. Os londrinenses se reuniram na Concha Acústica e depois seguiram em caminhada pelas ruas da cidade até o Zerão. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) deve avançar na Câmara dos Deputados propondo o fim da jornada exaustiva.
Com cartazes e faixas, os participantes também entoavam gritos em apoio ao projeto. Os trabalhadores afirmam que a escala seis por um (trabalhar seis dias e descansar apenas um) causa exaustão.
“A gente não tem mais tempo para ficar com a família. Só quem trabalha neste modelo sabe o que é. A gente não tem descanso, nossa vida acaba sendo trabalhar e trabalhar. Apesar que não deveria ser só a gente pra ver que isso é desumano né? Basta ter um pouco de compaixão com o próximo, só não vê quem não tem ou não quer ver”, disse uma participante, que pediu para não ser identificada.
Maior produção
Para alguns defensores da proposta, uma jornada de trabalho menor traz benefícios até mesmo para os empregadores, já que os trabalhadores possuem mais tempo para descansar e, assim, podem produzir mais. “Nossa empresa trabalha no modelo cinco por dois, mesmo sendo do ramo alimentício. Quando o funcionário descansa mais, ele também trabalha melhor”, diz o empresário Alberto Zampolli.
PEC deve tramitar
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 já recebeu a adesão de 200 deputados federais. Dessa forma, a proposta já pode tramitar na Câmara. Antes disso, a PEC precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Fonte: Tem Londrina