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No Paraná, 32% dos empreendimentos são comandados por mulheres

Um em cada três empreendimentos, aproximadamente, são comandados por mulheres. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como recorte o quarto trimestre de 2023. Ainda no levantamento, o Paraná conta com 1,648 milhões de empreendedores ou donos de negócios, formais ou informais.
Na divisão por setor, as mulheres estão mais presentes no setor de Serviços (44,2%), seguido por Comércio (18,7%) e Indústria (17,1%). Em relação ao rendimento médio mensal, 60,5% delas recebem até dois salários mínimos.

A pesquisa também apresenta que o rendimento feminino é de R$ 2.981,00, menor do que a média masculina de R$ 4.051,00. Outro ponto da pesquisa é a formalização, 47,5% possuem CNPJ, além de que metade das donas de negócio (50,07%) são chefes de seus domicílios.

“Vemos que as empreendedoras enfrentam vários desafios, possuem muitas jornadas diferentes em suas rotinas, seja à frente de um negócio, como mães ou chefes de seus lares, por exemplo”, observa a consultora do Sebrae/PR, Janaina Dib.

Uma forma de auxiliar nesse processo, em suas “dores”, e a estimular o crescimento das empreendedoras é o Sebrae Delas, programa da instituição que oferece capacitações, mentorias, networking e informações sobre como acessar crédito no Paraná.

“Ainda promovemos o desenvolvimento de outras frentes, como de competências, comportamentos e habilidades, além da aproximação e do incentivo à criação de uma rede de apoio”, afirma.

Uma das empreendedoras que participa da iniciativa é Rose da Costa, química industrial à frente da Alvejax. A indústria trabalha com produção e revenda de itens de higiene e limpeza desde 2005 na cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Nesse período, Rose buscou o Sebrae/PR para auxiliar no plano de negócios de sua empresa.

Ela conta que o grupo do Sebrae Delas da região auxiliou a aproximá-la das empreendedoras do município e da região e a abrir novas portas.

“Essa aproximação vejo que agregou muito, que é um momento de educação empresarial, divulgação e de fomento. Hoje, temos uma linha com 29 itens produzidos internamente e também revendemos de outras empresas. Parte desses itens nós comprados de empresas que são da região, sendo que muitas delas conhecemos pelo grupo”, aponta.

Empreendedorismo na terceira idade

Foi em novembro de 2023 que Maria Aparecida de Paulo, de 66 anos, formalizou o seu pequeno negócio na área da alimentação na Sala da Mulher Empreendedora de Londrina. Microempreendedora individual (MEI), ela produz e vende tortas salgadas, de sabores variados, sob encomenda e em feiras da cidade. Também tem no cardápio pão de torresmo e rosca de calabresa defumada.

Segundo dona Cida, como é conhecida, o pequeno negócio ajuda a complementar a renda dela e do marido, ambos aposentados com um salário-mínimo. Mas, a empreendedora sonha em ir mais longe, por isso, está sempre em busca de conhecimento.

Ela conta que tem a Sala da Mulher Empreendedora de Londrina como referência. Quando tem dúvidas sobre o negócio, é lá que procura atendimento. É perseverante e, apesar da idade, busca sempre aprender mais. Prova disso é que ela acaba de concluir um curso de gastronomia e de ser convidada para dar uma oficina de tortas na Secretaria da Mulher do município.

“Para mim, é uma conquista, um sonho que eu tinha de ter o meu próprio negócio. Sempre trabalhei para os outros, de empregada, e não tive oportunidade de estudar quando mais nova. Como dizem por aí, não tem idade, tem que ter força de vontade e isso eu tenho bastante”, comemora.

Celeridade no atendimento

De Maringá, no noroeste do Paraná, a empreendedora Sandra Baquette decidiu inovar e abriu uma empresa em um ramo distinto no setor de serviços. Depois de se tornar empresária e deixar um emprego de anos, ao aderir a uma franquia de bolos caseiros, investiu na criação de um salão de beleza express, cujo conceito é atender com agilidade clientes que buscam repaginar o visual antes de um compromisso breve, mas que também atende quem simplesmente busca bem-estar.

Para dar vida ao negócio inspirado em modelos vistos nos Estados Unidos, Sandra uniu forças com a profissional da beleza Telma Gonzalez. Juntas, e após uma jornada de quase um ano junto ao Sebrae/PR, instituição onde procuraram suporte técnico para abrir o negócio, as sócias inauguraram a unidade neste primeiro semestre de 2024 e dizem estar felizes com o movimento dos primeiros meses.

“Construí uma jornada de acompanhamento para estruturação e validação do modelo de negócios. Foram meses de acompanhamento, incremento de projetos, produtos, encaminhamentos. Com tudo pronto, procuramos um endereço que facilita o acesso, reformamos a loja toda”, relata Sandra.

E Sandra conta que o próximo passo é franquear o salão, sendo que o modelo foi todo desenvolvido para justamente tornar-se franquia. O “Canto de Aruna Escovaria” fica localizado em shopping de Maringá e atende até em horário diferenciado para ampliar o acesso. Na loja, os clientes praticamente não precisam aguardar sua vez na fila, dada a rapidez no atendimento. Tem lavagem, hidratação, escovas rápidas (lisas ou modeladas), corte, design de sobrancelhas e maquiagens básicas.


Fonte: Bem Paraná

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