Dados são do Mapa do Ensino Superior e mostram aumento no número de matrículas EaD
Paraná registra queda no número de matrículas em cursos superiores presenciais. De acordo com o Mapa do Ensino Superior, divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Semesp, a queda foi de 1,3% em 2022 na comparação com o ano anterior. Já na modalidade de ensino a distância (EaD), houve crescimento de 7% no período.
Para Benhur Gaio, reitor de universidade e PhD em Educação a Distância, a pandemia contribuiu para o cenário. Além disso, segundo ele, o EaD também passou a ter boa aceitação no mercado profissional.
Em todo o Paraná, são 647.955 alunos matriculados em 163 instituições de ensino superior. O estado ocupa o quarto lugar no ranking nacional em relação ao número de estudantes. A maior parte deles está na rede privada de ensino, que representa 79%. Ainda conforme o levantamento, no estado, o índice de desistência é 48,2%, abaixo da média nacional de 57%.
Para Gaio, uma explicação são os índices de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) paranaense na comparação com outros estados.
Em todo o Brasil, o número de matrículas no ensino superior voltou a crescer pela primeira vez desde 2015, com aumento de 5,1% em 2022 na comparação com 2021. Mas, em toda rede superior do país, apenas 37% dos alunos se autodeclaram pretos e pardos. O índice vai na contramão da representação populacional: pretos e pardos representam 55,5% da população, de acordo com o Censo 2022. Um problema histórico, conforme Gaio.
Ainda de acordo com o Mapa do Ensino Superior, no Brasil, a área de “Negócios, Administração e Direito” é a com maior número de alunos.
Fonte: Band News