Marcelo Belinati também disse que deve conversar com o governador Ratinho Junior nesta sexta-feira sobre início das de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade. Construção depende de licitação, que, segundo ele, está em sua fase final.
O prefeito Marcelo Belinati comentou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23), o aumento significativo na procura por consulta nas unidades de pronto atendimento da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas UPAs, o PA do jardim Leonor e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) têm atendido, por dia, mais de 2.500 pessoas. O número é o dobro se comparado ao registrado há algumas semanas. A superlotação tem gerado muita reclamação entre os usuários, que, dependendo do horário e da prioridade do caso, têm precisado esperar até dez horas para serem atendidos.
Belinati garantiu que as escalas de plantão estão completas, com até oito médicos atendendo por turno em cada unidade, e disse que, apesar dos esforços, as equipes não estão dando conta da demanda atual. De acordo com o prefeito, o aumento no número de atendimentos é reflexo de um surto de doenças respiratórias que a cidade está enfrentando. Os casos suspeitos e confirmados de dengue também têm somado para deixar a situação ainda pior, conforme destacou Belinati. Diante de um cenário tão complicado, ele pediu para que a população redobre os cuidados tanto contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como para se proteger das viroses e demais doenças respiratórias.
O prefeito também comentou a possibilidade de a cidade ganhar em breve três novas unidades de pronto atendimento. Os espaços seriam instalados nas regiões norte, sul e leste e ajudariam a desafogar a demanda que, atualmente, é toda atendida em espaços na zona oeste do município. O Governo do Estado já liberou os R$ 9 milhões para o início das obras, que estão sendo licitadas. Segundo Belinati, o processo está em sua fase final. Ele disse que deve voltar a conversar com o governador Ratinho Junior sobre o investimento durante a visita dele a Londrina nesta sexta-feira (24).
Fonte: CBN Londrina