Grupo de instituições financeiras vão liderar oferta de ações da Copel que pertencem ao Governo do Paraná
A Copel anunciou há pouco os nomes dos bancos que irão comandar a oferta de ações da companhia de propriedade do Governo do Paraná. A oferta será estruturada por um sindicato de instituições financeiras formado pelo Banco BTG Pactual S.A., o Banco Itaú BBA S.A., o Banco Bradesco BBI S.A., o Banco Morgan Stanley S.A. e o UBS Brasil Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A.
A previsão é que a oferta pública de ações, que na realidade trata-se da privatização de parte das ações da Copel pertencentes ao Governo do Paraná, aconteça em outubro deste ano e seja a maior do gênero no ano.
Com a venda de ações, o Governo do Paraná deixaria a função de sócio controlador e a Copel passaria a ser uma sociedade com capital disperso e sem acionista controlador. Na prática, a empresa passa a ser controlada pelo Conselho formado pelos donos de ações da empresa com direito à voto.
Este mês, o governador Ratinho Júnior (PSD) viajou aos EUA para, entre outras coisas, apresentar a empresa a potenciais compradores das ações. A viagem aconteceu após o governo do Paraná anunciar um acordo bilionário com o Itaú que liberou as ações do governo que serviam de garantia a um empréstimo feito pelo Banestado há mais de 20 anos.
Fonte: Jornal Plural