Espaço neutro para negociação entre as partes tem como objetivo a solução de conflitos antes que se tornem ações judiciais
O Fórum Trabalhista de Londrina passa a contar a partir desta terça-feira (18) com um Centro de Conciliação – CEJUSC-JT/Londrina. Esta é a unidade do Poder Judiciário onde o cidadão pode buscar gratuitamente a solução de conflitos por meio de acordo com a parte contrária, em sessões realizadas por conciliadores e mediadores, orientados e supervisionados por um juiz. De acordo com o juiz do trabalho Carlos Augusto Penteado Conte, um dos coordenadores do CEJUSC Londrina, a intenção é fazer com que as demandas sejam resolvidas antes das sentenças judiciais.
O juiz explica que o Centro de Conciliação oferece um ambiente neutro para que as partes conversem e negociem juntas uma solução com o auxílio de um “conciliador” capacitado em métodos consensuais de solução de conflitos.
Londrina é a segunda maior jurisdição trabalhista do Paraná e também atende as cidades vizinhas: Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Tamarana. Trabalhadores desses municípios também podem utilizar o serviço do Centro de Conciliação de Londrina.
O Tribunal Regional do Trabalho agora tem dez centros de conciliação em funcionamento no Paraná, nos fóruns de Curitiba, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Paranaguá, Toledo, Umuarama e Londrina.
Fonte: CBN Londrina