Vereadora autora diz que, em relação aos bebedouros, modelo já foi apresentado pela Sanepar, mas que a prefeitura vai precisar custear a manutenção dos equipamentos e a conta de água. Já em relação aos banheiros, a sugestão é seguir modelo implantado em Santa Catarina
Há um ano e meio, em maio de 2022, a prefeitura sancionou um projeto de lei, de autoria da vereadora Lu Oliveira (PL), que prevê a instalação de banheiros públicos na cidade. Pouco antes disso, o município já tinha aceitado outras propostas, da mesma vereadora, para a implantação de bicicletários e bebedouros. Mas, de lá para cá, nenhuma das leis teve efeito prático. O município continuaria atrás de meios para colocar em prática os projetos, que, por serem autorizativos, não estipularam um prazo para a instalação dos equipamentos.
A proposta que mais teria avançado nos últimos meses é a dos bebedouros que, segundo a vereadora, seriam instalados em pontos movimentados da cidade pela Sanepar. Num primeiro momento, conforme ela, seriam implantadas 30 unidades. No entanto, a parlamentar destacou que o projeto ainda depende de uma contrapartida da prefeitura, que vai precisar custear a manutenção dos bebedouros e a conta de água.
Já em relação aos banheiros públicos, os equipamentos seriam implantados por meio do firmamento de parcerias com a iniciativa privada. A prefeitura chegou a informar, logo após a sanção do projeto, que os equipamentos ainda dependiam de um estudo técnico do Ippul, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, que iria ficar responsável por verificar qual é o modelo ideal de sanitário público, além de custos, modalidades de licitação para o firmamento das parcerias com a iniciativa privada e os sistemas de iluminação e de segurança. Também seria preciso calcular a quantidade de espaços a serem instalados na cidade. De acordo com o que foi apurado pela reportagem, esse estudo, assim como o projeto propriamente dito, não saiu do papel.
Durante a sessão desta terça-feira (21) da Câmara Municipal, Lu Oliveira apresentou um vídeo com o modelo de um sanitário público que foi implantado em São José, Santa Catarina. O banheiro seria autolimpante. Para ela, o equipamento pode servir de exemplo para o que virá a ser instalado em Londrina.
Fonte: CBN Londrina