Vereador enfrentará nova sessão de cassação depois do recesso parlamentar
A Câmara de Curitiba deu posse novamente nesta quinta (7) ao vereador Renato Freitas (PT), cumprindo ordem do Tribunal de Justiça do Paraná. Renato foi cassado no mês passado, mas a Justiça chegou à conclusão de que as sessões em que a cassação foi votada eram ilegais.
Com a nova posse, a suplente Ana Júlia Ribeiro (PT), que havia assumido a vaga, deixa novamente a cadeira. No entanto, tudo indica que pode haver novas mudanças em breve, já que a Câmara anunciou que vai refazer as sessões para votar a cassação de Renato.
O petista é acusado de quebra de decoro parlamentar por entrar na Igreja do Rosário em 5 de fevereiro deste ano, durante um processo antirracista. Junto com outros militantes do movimento negro, ele protestou contra o assassinato de dois homens negros, ocorrido nos dias anteriores à manifestação.
Segundo vereadores ouvidos em off pelo Plural, tudo leva a crer que, se o processo de votação ocorrer novamente, Renato será cassado mais uma vez. A esperança da defesa do vereador está no Judiciário, que pode anular o processo como um todo.
Fonte: Jornal Plural
Saiba mais: “Câmara de Curitiba é um espetáculo do circo dos horrores”, diz Renato Freitas sobre cassação